Portal da Cidade Registro

Literatura

"Contos e Lendas do Vale do Ribeira" é selecionado para o Prêmio Jabuti

O livro é uma compilação de contos que foram passados de geração em geração em uma família

Publicado em 27/02/2024 às 09:20
Atualizado em

A multiartista Mih Chilena, conhecida por sua versatilidade e talento, está prestes a alcançar um novo marco em sua carreira. Seu livro "Contos e Lendas do Vale do Ribeira" foi selecionado para a mostra competitiva do Prêmio Jabuti deste ano, na categoria contos.

O livro é uma compilação de contos que foram passados de geração em geração em sua família. A autora mora em Registro e em várias cidades da região, decidiu colocar essas histórias em uma edição.

Os escritos retratam um tempo em que a região do Vale do Ribeira era predominantemente rural, com poços de onde a água era retirada com baldes, banheiros eram buracos no chão e as casas eram humildes e iluminadas com lampiões. As pessoas viviam de forma simples, sentadas em suas portas fumando cachimbo, indo trabalhar ou buscar mantimentos a cavalo, com suas botinas simples, mas muito bem asseadas.

Hoje, a região do Vale do Ribeira, especialmente a cidade de Registro, está em constante desenvolvimento com muitas casas, lojas, carros e prédios sendo erguidos. No entanto, ainda preserva muitas tradições passadas de geração em geração.

Ao final do livro, Mih Chilena incluiu um "dicionário" para ajudar os leitores a entenderem algumas das frases que são usadas até hoje na região.

O Prêmio Jabuti, concedido pela Câmara Brasileira do Livro, é o mais tradicional prêmio literário do Brasil. Criado em 1959, tem o objetivo de premiar autores, editores, ilustradores, gráficos e livreiros que mais se destacam a cada ano. Além do troféu, o autor receberá um prêmio no valor bruto de R$ 5 mil.

A competição começa em abril. Estamos todos ansiosos para embarcar nesses causos contados pelos nossos antigos e que continuam a nos trazer alegrias. Como a própria Mih Chilena diria, essa leitura é "poco do bom"!

Fonte:

Deixe seu comentário