Portal da Cidade Registro

Cultura em festa

Fábrica de Cultura Iguape tem programação de Carnaval com shows e espetáculos

O CarnaFábrica, evento que leva para a comunidade a folia do Carnaval com atividades diversas, acontece entre os dias 30 de janeiro e 2 de fevereiro

Publicado em 31/01/2024 às 11:52
Atualizado em

A Fábrica de Cultura Iguape - programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e gerenciado pela OS Poiesis - já está em ritmo de Carnaval. Durante uma semana (30/01 a 2/02), a unidade irá reviver os encantos do carnaval iguapense, resgatando e fortalecendo a memória dessa festa de rua já antiga na cidade. Toda a agenda é gratuita. Confira:

No dia 30/01, terça, às 14h, acontecerá a Oficina de Musicalização, ministrada por Daniel Navarro da equipe de Biblioteca da unidade. Neste encontro, o público terá contato com noções básicas sobre ritmo, melodia e harmonia por meio de atividades lúdicas, composição criativa de letra e música, além da prática de conjunto com canto e instrumentos.

Outra opção, também às 14h, é a Oficina de Chapéus incríveis que ensinará a criar esse adereços para o Carnaval. A última oficina do dia é de Instrumentos musicais ecológicos às 16h. Os participantes aprenderão a produzir os próprios instrumentos por uma perspectiva ecológica usando materiais recicláveis.

Na quarta, 31, às 14h, o público poderá se divertir com a Oficina de Customização de cabeções, uma homenagem à tradicional confecção e desfile de bonecões nos carnavais, como o centenário Zé Pereira e a Sra. Juritica. Os cabeções serão produzidos com material reciclável. No final, haverá um desfile de cabeções pelas ruas das proximidades da Fábrica.

E no dia 1º de fevereiro, o público poderá produzir alguns elementos característicos desta festa para sair com qualquer bloquinho. A partir das 14h tem a Oficina de Criação de estandartes com a equipe de Biblioteca da Fábrica; e às 15h acontece a Oficina de Criação de máscaras, retornando às antigas tradições carnavalescas de agremiações, clubes e bailes da cidade.

O último dia (2/02) do CarnaFábrica será marcado por apresentações culturais. Às 15h tem o espetáculo musical Balaio e Confete. Na história, um grupo de artistas se reúne para fazer um “balaio” de música, circo, dança, prosas e poemas para contar a história do carnaval e do samba. A música toma conta a partir das 16h30 com a matinê infantil da banda Nave de Orion. A banda trará músicas alusivas ao Carnaval de rua e grandes brincadeiras populares desta festa. E a programação terminará com show de Vinny Serra às 19h.

Serviço:

(Gratuito)

FÁBRICA DE CULTURA IGUAPE

Praça Engenheiro Greenhalgh, 01, Centro Histórico – Iguape | Tel: (13) 3848-9300

Cultura Tradicional

CARNAFÁBRICA

30/1 a 2/2, terça a sexta, das 14h às 17h30 | Livre

PROGRAMAÇÃO:

30/01, terça-feira

14h: Musicalização, com Daniel Navarro

14h: Oficina de Chapéus Incríveis

16h: Oficina de Instrumentos Musicais Ecológicos

31/01, quarta-feira

14h: Customização de Cabeções

01/02, quinta-feira

14h: Criação de Estandartes

15h: Criação de Máscaras

02/02, sexta-feira

15h: Espetáculo Balaio e Confete

16h30: Matinê com A Nave de Orion!

19h: Show com Vinny Serra e Banda

Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 9h às 21h | Sábados, das 9h às 17h

A unidade não abre aos domingos e segundas-feiras.

Biblioteca: De terça a sexta, das 9h às 19h | Sábados e feriados das 9h às 17h


Fonte:

Deixe seu comentário