Portal da Cidade Registro

Cinema

Sesc Registro estreia o projeto Cine Ribeira, com exibição gratuita de filmes

Este mês, o Cine Ribeira traz uma seleção de filmes que celebram as mulheres em suas diferentes jornadas, lutas, conflitos, frustrações,sonhos e conquistas

Publicado em 04/03/2024 às 10:49

Toda quinta-feira terá sessão de cinema no Teatro do Sesc, a partir das 19h. Aos domingos, quinzenalmente, o Cine Ribeirinha exibirá filmes voltados ao público infantil.

Sabe aquele ritual de sair de casa para assistir a um filme na tela grande e no escurinho de uma sala de cinema? Durante décadas, várias gerações na cidade de Registro vivenciaram essa experiência prazerosa, emocionante, reflexiva ou somente divertida de ir ao cinema, pegar uma pipoca, sentar-se naquelas antigas poltronas com assento e encosto de madeira e, ao apagar das luzes, simplesmente se abstrair da realidade lá fora assistindo ao filme na telona.

Na memória de registrenses estão guardados nomes de cinemas de rua que marcaram época na cidade: o Cine Marietto - aberto no início da década de 1940 quando o então distrito de Registro ainda pertencia a Iguape - passando pelo Cine Registro, Cine Santo Antônio, Cine São Francisco até chegar ao tradicional e sempre lembrado Cine Ribeira, inaugurado em 1960 e que funcionou no centro de Registro durante mais de 50 anos.

Imagine agora – mais de uma década depois da ausência de uma sala de cinema em Registro – se a população do Vale do Ribeira pudesse assistir regularmente a filmes, nacionais e internacionais, em um espaço arquitetônico historicamente significativo para a região, localizado à beira do rio Ribeira de Iguape? E mais: em sessões gratuitas!

É o que o Sesc Registro está oferecendo ao público do Vale do Ribeira com o projeto Cine Ribeira, que tem o objetivo de promover o acesso gratuito da população a produções cinematográficas brasileiras e de outros países, com variedade de gêneros e estilos, incluindo produções locais e regionais, independentes e clássicos do cinema mundial, bem como abrangendo diferentes temas e diversos aspectos culturais, sociais e históricos.

O nome da iniciativa do Sesc homenageia a antiga sala de cinema que encerrou suas atividades em 2013 e marcou gerações como local de encontros e vivências na cidade de Registro.

E o espaço do novo Cine Ribeira não poderia ser mais simbólico: o Teatro do Sesc Registro, um ambiente cênico que envolve paisagens como o rio Ribeira de Iguape e o centenário complexo arquitetônico que sedia o Sesc na região, o antigo KKKK, conjunto tombado como patrimônio histórico-cultural do Vale do Ribeira. Conta a história que em um dos galpões dos 4K também se exibiam filmes (japoneses) nos tempos idos da colonização nipônica.

O espaço do Teatro passou por ampla e cuidadosa restauração no ano passado, com melhorias na acústica, climatização, renovação dos assentos, atualização de equipamentos de som e iluminação e recursos de acessibilidade a todas as pessoas. É nesse ambiente moderno e acolhedor, inserido em um cenário histórico e cultural, que o projeto Cine Ribeira pretende levar os espectadores a novas experiências com a arte cinematográfica, com uma seleção de filmes de diversas origens e estilos.

Cine Ribeira às quintas; Cine Ribeirinha aos domingos

As exibições de filmes no Cine Ribeira serão semanais, sempre às quintas-feiras, voltadas ao público jovem, adulto e/ou idoso. Eventualmente serão realizadas exibições especiais de cinema ao ar livre, no gramado do Teatro. As sessões começam a partir das 19h, podendo iniciar às 19h30 em função da duração da obra.

O projeto também realizará oficinas de cinema, debates e rodas de conversa, envolvendo a participação de especialistas e cineastas locais, buscando a troca de percepções e de conhecimento sobre o conteúdo e o universo cultural retratado em tela.

A magia do cinema também estará disponível gratuitamente ao público infantil do Vale do Ribeira. Para crianças até 12 anos e toda a família, o Sesc Registro criou o Cine Ribeirinha, que exibirá filmes infantis aos domingos, a cada 15 dias, com sessões iniciando às 15h. E com direito a pipoca grátis!

Serão obras audiovisuais brasileiras e internacionais, filmes de animação, clássicos infantis e produções com histórias cativantes, buscando estimular a imaginação, revelar diversas histórias e culturas e inspirar a criançada a explorar o mundo de sentimentos e perspectivas que o cinema oferece.

Programação em março: mulheres em cena

No mês de março, o Cine Ribeira traz uma seleção de filmes que celebram as mulheres em suas diferentes jornadas, lutas, conflitos, frustrações, sonhos e conquistas. A estreia é no dia 7 de março (quinta) com o filme Mulher-Maravilha 1984 (às 19h), obra que acompanha Diana Prince (Gal Gadot) em 1984, durante a Guerra Fria, entrando em conflito com dois inimigos, Maxwell Lord (Pedro Pascal) e a Mulher-Leopardo (Kristen Wiig), enquanto reencontra misteriosamente com seu antigo interesse amoroso Steve Trevor (Chris Pine).

A programação do mês segue com o documentário Mulheres na Conservação (dia 14, 19h30), premiado como melhor longa-metragem no internacional Female Film Festival (2023); depois vem A Mulher-Rei (dia 21, 19h), filme épico estrelado por Viola Davis; e encerrando março será a vez de A Felicidade das Coisas (dia 28, 19h30), que ganhou o prêmio da Associação Brasileira de Críticos de Cinema na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo em 2021.

No Cine Ribeirinha, serão exibidas as animações brasileiras O Menino e o Mundo (dia 10), obra indicada ao Oscar de melhor filme de animação em 2016; e Tito e os Pássaros (dia 24), produção premiada como melhor filme no Anima Mundi Animation Festival em 2018. As sessões de ambos os filmes começam às 15h.

(Fonte das informações sobre os antigos cinemas em Registro: historiador Roberto Fortes (Iguape) e “Os Cinemas em Registro”, vídeo do canal "Resenha Registrense" no YouTube).


Programação completa em: https://www.sescsp.org.br/unidades/registro/ 

Mais informações: (13) 3828-4950.

O Sesc Registro fica na Av. Pref. Jonas Banks Leite, 57 – Centro de Registro/SP.


Serviço:

Cine Ribeira – Sesc Registro - Programação em Março

Mulher-Maravilha 1984

EUA, 2020 | 2h31min | Ação, aventura, fantasia.

Com Gal Gadot, Chris Pine, Kristen Wiig, Pedro Pascal.

Dia 7, quinta, 19h.


Teatro. Não recomendado para menores de 12 anos – classificação oficial /Ministério da Justiça.

Grátis. Retirada de convites com 1h de antecedência.


Cine Ambiental: Mulheres na Conservação

Brasil, 2023 | 45min. | Documentário.

Direção: Paulina Chamorro e João Marcos Rosa.

Com Patrícia Médici, Neiva Guedes, Bárbara Pinheiro, Flávia Miranda, Márcia Chame, Maurizélia de Brito e Silva, Beatrice Padovani.

Dia 14, quinta, 19h30.


Teatro. A partir de 16 anos. Autoclassificação.

Grátis. Retirada de convites com 1h de antecedência.

A Mulher Rei

EUA, 2022 | 2h15min. | Ação, Drama, Histórico.

Direção: Gina Prince-Bythewood.

Com Viola Davis, Thuso Mbedu, Lashana Lynch, Sheila Atim.

Dia 21, quinta, 19h.


Teatro. Não recomendado para menores de 16 anos – classificação oficial /Ministério da Justiça.

Grátis. Retirada de convites com 1h de antecedência.

A Felicidade das Coisas

Brasil, 2022 | 1h27min. | Drama.

Direção: Thaís Fujinaga.

Com Magali Biff, Patrícia Saravy, Lavínia Castelari.

Dia 28, quinta, 19h30.


Teatro. Não recomendado para menores de 14 anos. Autoclassificação.

Grátis. Retirada de convites com 1h de antecedência.

Cine Ribeirinha

O Menino e o Mundo

Brasil, 2013 | 1h25min. | Animação.

Direção: Alê Abreu.

Com: Patrícia Pichamone, Emicida, Vinícius Garcia.

Dia 10, domingo, 15h.


Teatro. Livre. Autoclassificação.

Grátis. Retirada de convites com 1h de antecedência.

Tito e os Pássaros

Brasil, 2018 | 1h13min. | Animação.

Direção: Gustavo Steinberg, Gabriel Bitar, André Catoto Dias.

Com Denise Fraga, Mateus Solano, Matheus Nachtergaele.

Dia 24, domingo, 15h.

Teatro. A partir de 5 anos. Autoclassificação.

Grátis. Retirada de convites com 1h de antecedência.


Canais do Sesc Registro:

https://www.facebook.com/sescregistro 

https://www.instagram.com/sescregistro 

https://www.youtube.com/SescRegistroSP 

https://www.sescsp.org.br/registro


Siga o canal "Sesc Registro" no WhatsApp: https://bit.ly/canalsescregistro 



Fonte:

Deixe seu comentário