Portal da Cidade Registro

Opinião

Ações de Governo para as mulheres em Registro: ausência, urgência e necessidade

...a falta de acesso à saúde e a sobrecarga de responsabilidades familiares também limitam as oportunidades das mulheres...

Publicado em 15/04/2024 às 16:41

Nossa cidade não escapa à realidade do universo feminino brasileiro: a ausência de políticas públicas de qualidade afeta as mulheres de maneira desproporcional, especialmente nas áreas de violência de gênero, acesso à saúde e educação. A incapacidade do poder público de implementar medidas eficazes de prevenção e combate à violência resulta em um aumento alarmante de agressões e feminicídios. Além disso, a falta de acesso à saúde e a sobrecarga de responsabilidades familiares também limitam as oportunidades das mulheres e tornam suas vidas mais difíceis.

A falta de acesso à saúde é uma realidade enfrentada por muitas mulheres. A precarieda-de dos serviços de saúde impacta diretamente em sua qualidade de vida e bem-estar. Em Registro, atualmente, há uma fila de aproximadamente 1.700 mulheres aguardando por um exame de ultrassom pélvico e 600 mulheres esperando para realizar mamografi-as. Quando a saúde se torna um negócio, as mulheres são as que mais sofrem!

Do mesmo modo, a incorporação de atividades relacionadas aos cuidados de maridos, filhos e parentes, é uma realidade que também recai desproporcionalmente sobre as mulheres. Nessa linha, a ausência de políticas de apoio à maternidade, como creches públicas acessíveis, nas quais a fila de espera passa de 180 crianças, constituindo um cená-rio no qual nos últimos 12 anos, foram criadas menos de 10 vagas em creche por ano! Essa situação perpetua a ideia de que o cuidado é responsabilidade exclusiva das mulhe-res, restringindo sua participação em outras esferas da vida social e econômica.

Registro também é uma das cidades mais violentas para suas mulheres. Apesar do Cen-tro de Referência de Atendimento à Mulher ter sido criado em 2010, durante o governo da prefeita Sandra Kennedy, ele foi abandonado nos anos seguintes e os dados mos-tram, hoje, as consequências desse descaso: dentre as 10 cidades com maior exposição à violência sexual, Registro tem o 4º maior índice de todo o Estado.

Apesar dos desafios enfrentados pelas mulheres em nossa cidade, é essencial manter-mos a esperança e determinação em buscar soluções efetivas. É necessário que as auto-ridades compreendam a urgência em implementar políticas públicas abrangentes e efetivas. Somente com maior investimento, atenção e seriedade poderemos transformar nossa realidade, construindo uma sociedade mais justa, inclusiva e segura para todas as mulheres de Registro.

Bio - Jefferson Pécori Viana é professor de Geografia na Rede Estadual de Educação e no Super 10 Cursos. 

Mestre em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Representou o Brasil na ONU, durante o Fórum Mundial da Juventude, organizado pelo "Academic Impact" das Nações Unidas, nos Estados Unidos, em 2015.

Representou o Brasil nos BRICS, durante o Encontro de Jovens Cientistas, na Rússia, em 2015. Participou de dois intercâmbios acadêmicos: na Universidad de Sevilla, em Sevilla (Espanha) e na Universidad Mayor, em Santiago (Chile).

Já visitou os seguintes países: Estados Unidos, França, Alemanha, Inglaterra, Cuba, Venezuela, Equador, Peru, Colômbia, Bolívia, Chile, Uruguai, Portugal, Gibraltar, Holanda, Espanha, Bélgica, Polônia, República Checa, Itália, Rússia, Marrocos, Egito, Jordânia, Israel e Palestina.

Comentarista da Televisão RT en Español, desde 2022.

Pesquisador do IDESC, desde 2022.

Coordenador do Cursinho Popular do IDESC, desde 2018.

Ex-presidente do Conselho Municipal de Saúde de Registro (2022-2023).

Delegado da Conferência da Defensoria Pública do Estado de São Paulo (2019).

Foi assessor parlamentar da Vereadora Sandra Kennedy (2018-2020).

Foi professor no Instituto Federal de São Paulo - Campus Registro (2022).

Foi revisor da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura), 2018-2022.

Fonte:

Deixe seu comentário