Portal da Cidade Registro

Festividade

Festa do Senhor Bom Jesus de Iguape começa nesta quarta-feira em evento híbrido

A igreja planeja uma procissão e uma carreata para Bom Jesus de Iguape, às 17h, no dia 6 de agosto

Publicado em 06/08/2021 às 07:04
Atualizado em

Pelo segundo ano, a segunda maior festa religiosa do Estado de São Paulo, Festa do Senhor Bom Jesus de Iguape, teve sua programação presencial cancelada por conta da pandemia de Covid-19.

Como é comum da época os fiéis chegarem, após percorrer grandes distâncias, usando bicicleta, a pé ou a cavalo, o decreto nº 2909 de 22 de julho proíbe, entre 26 de julho a 8 de agosto, a entrada de vans, ônibus, trailers e motorhomes, além de acampamentos e romarias contendo animais, bicicletas, motocicletas e veículos de tração animal, sob pena de multa de R$ 5 mil.

As celebrações religiosas – novena e missas – terão transmissões pelo facebook, através das páginas do Santuário Senhor Bom Jesus de Iguape e da Diocese de Registro, e pelo canal do Santuário no Youtube, permitindo que os fiéis possam acompanhar de forma segura de suas casas.

As missas acontecerão diariamente entre os dias 28 de julho até 6 de agosto, às 7h, 10h,13h, 15h e 17h. Já às novenas podem ser assistidas às 19h.

A igreja planeja uma procissão e uma carreata para Bom Jesus de Iguape, às 17h, no dia 6/8.

A Festa do Senhor Bom Jesus costuma atrair cerca de 80 mil visitantes, ficando maior a cada ano, triplicando o número de moradores, cerca de 31 mil habitantes, e é a segunda maior festa religiosa do Estado.

Sempre com duração de nove dias, a Festa tradicionalmente tem início com a condução da imagem de Senhor Bom Jesus até a gruta onde a imagem original teria sido lavada, em 1647, quando índios a encontraram na praia. Logo após o momento religioso sempre acontece a tradicional chocolatada para recepcionar os romeiros.

Além da parte religiosa, a Festa também costuma atrair muitas barracas de produtos do comércio em geral, o que atrai muitos moradores e turistas. O espaço é sempre organizado pela Prefeitura de Iguape, que também promove bandas, shows, espaço de recepção de romeiros, apresentações de fandango, exposições, e muito mais. 

Na esperança de melhores dias e contando uma vez mais com a compreensão de todos, esperamos poder realizar em 2022 uma grande festa com a presença e manifestação de fé dos devotos e romeiros, que encontram alento e proteção no Senhor Bom Jesus e em Nossa Senhora das Neves, padroeira de Iguape.

Fonte:

Deixe seu comentário