Portal da Cidade Registro

Meio Ambiente

Onça parda morre atropelada em rodovia no Vale do Ribeira

Animal em extinção não resistiu e foi encaminhado pela Polícia Ambiental ao Instituto de Pesquisas de Cananéia

Publicado em 29/03/2024 às 13:26

No dia 28, durante as Operações Impacto e 3ª Fase da Operação Verão*, uma equipe da 5ª Companhia de Polícia Militar Ambiental Marítima do 3°BPAmb foi acionada após populares se depararem com uma onça-parda que acabara de ser atropelada, pela Estrada municipal Prefeito José Herculano Rosa, quilômetro 8, em Cananéia.

Pelo local, usuários da via já havia retirado o animal da faixa de rolagem, evitando novos acidentes, colocando-o as margens da via. O animal, já sem vida, foi encaminhado pelos Militares ao IPEC – Instituto de Pesquisas de Cananéia, onde o responsável recebeu e confirmou se tratar de uma onça-parda, fêmea, subadulto, (fase jovem para adulto), com trauma no crânio.

A onça-parda ou puma, (Puma concolor) também conhecida no Brasil por suçuarana e leão-baio, é o segundo maior felino das Américas, ficando atrás apenas da onça-pintada e atualmente está ameaçada de extinção. As principais ameaças de extinção desta espécie são: redução de seu habitat (causado por desmatamentos) e a prática da caça ilegal.

Fonte:

Deixe seu comentário