Portal da Cidade Registro

Combate ao mosquito

Prefeitura inicia bloqueio e controle de criadouros da dengue em Registro hoje

Ação de Bloqueio Controle de Criadouros (BCC) começará pelo bairro Arapongal Leste, que possui 11 notificações de casos de dengue

Publicado em 06/02/2024 às 09:22

A Prefeitura de Registro, por meio da Diretoria Geral de Saúde, está intensificando as ações de combate à dengue em áreas com mais notificações de casos. A ação de Bloqueio Controle de Criadouros (BCC) começará pelo bairro Arapongal Leste, a partir desta terça-feira (6/2). Essa estratégia é fundamental para eliminar os focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti para interromper a cadeia de transmissão da doença. Até o momento, foram realizadas 36 notificações em Registro com: 3 confirmadas, 2 descartadas e 31 aguardando resultado. Do total, 11 notificações foram no Arapongal Leste.

Além dos bairros notificados, a Diretoria Geral de Saúde está planejando ações no centro de Registro, com foco em comércios. Serão realizadas orientações e a entrega de cartazes para impulsionar a promoção e prevenção de saúde relacionada às arboviroses. A permanência da equipe nos bairros varia de acordo com a natureza da ação. O bloqueio pode durar cerca de 3 dias, enquanto a nebulização em casos positivos pode se estender por mais de uma semana, dependendo das condições climáticas.

O BCC é uma ação preventiva com o objetivo de eliminar criadouros em áreas de transmissão. Quando a vigilância epidemiológica recebe notificações de casos suspeitos de dengue, os agentes de combate às endemias passam a realizar bloqueio nas áreas de notificação. O Bloqueio de Transmissão consiste na visitação das casas num raio de 150 metros a partir do caso suspeito. Caso seja confirmado, os agentes realizam a Nebulização, utilizando inseticida UBV (Ultra Baixo Volume) por meio de máquinas costais motorizadas. Esse processo é executado nas residências dos moradores para eliminar os mosquitos transmissores infectados.

ESTRATÉGIAS – A equipe de combate às endemias segue planos de rotina e de contingência, adaptando-se conforme a situação epidemiológica do ano. A escolha de iniciar as ações varia de acordo com a sazonalidade da dengue. É fundamental ressaltar a importância do uso de repelentes, mesmo para aqueles que já testaram positivo, visando evitar a contaminação de mosquitos e a transmissão para outras pessoas.

Além dessas ações específicas, há um trabalho de rotina em todo o município, incluindo a identificação de pontos estratégicos, como borracharias e reciclagens, propícios para se tornarem criadouros, e imóveis especiais, com grande fluxo de pessoas, como hospitais, faculdades e delegacias. Vale destacar que o apoio da população é fundamental para o sucesso dessas ações, colaborando com as equipes e seguindo as orientações para evitar a proliferação da dengue.

Fonte:

Deixe seu comentário