Portal da Cidade Registro

Dignidade menstrual

Registro recebe absorventes higiênicos gratuitos para pessoas de baixa renda

A iniciativa integra a Política de Dignidade Menstrual, sancionada pelo governo Lula em 8 de março do ano passado

Publicado em 26/01/2024 às 08:48
Atualizado em

Adolescentes, mulheres e pessoas com útero de baixa renda de Registro, no interior de São Paulo, já podem retirar gratuitamente absorventes em uma das três drogarias credenciadas no programa Farmácia Popular.

O programa vai beneficiar mulheres de 5.219 famílias que estão inscritas no CadÚnico com renda de até R$218 per capita e milhares de estudantes da rede pública inscritas no CadÚnico com renda de até ½ salário mínimo (nesta faixa de renda tem se 12.100 famílias inscritas. As mulheres em situação de rua também terão acesso.

A iniciativa integra a Política de Dignidade Menstrual, sancionada pelo governo Lula em 8 de março do ano passado. A medida representa uma importante vitória para todas as mulheres e pessoas com útero, tendo em vista que Bolsonaro vetou a distribuição gratuita destes itens de higiene em 2022.

Como acessar o programa

Para acessar o programa, as mulheres devem se dirigir a uma unidade credenciada da Farmácia Popular, apresentar um documento de identificação oficial contendo o número do CPF e exibir a Autorização do Programa Dignidade Menstrual, em formato digital ou impresso, que deve ser gerado por meio do aplicativo ou site do Meu SUS Digital (nova versão do aplicativo Conecte SUS), com validade de 180 dias. Em caso de dificuldade, basta se dirigir a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou aos Cras e Creas.

Onde retirar os absorventes em Registro

Três drogarias estão credenciadas no Programa Farmácia Popular e já estão distribuindo os absorventes:

Drogaria Sabrina - Av. Clara Gianotti de Souza 954

Drogaria Sabrina - Av. Prefeito Jonas Banks Leite, 919

LAFARMA – Av. Clara Gianotti de Souza, 1223

Vereadora comemora iniciativa

A vereadora Sandra Kennedy, ex-prefeita de Registro, que é autora de Lei Municipal que prevê obrigatoriedade de fornecimento de absorventes pela Assistência Social (Lei Nº 2.025/2021) e que o município cumpre parcialmente, informou que está num trabalho de estimular novas adesões de Farmácias.

"Estou procurando outras farmácias, em especial as que estão estabelecidas nos bairros, para que se credenciem no Programa Farmácia Popular e assim, tornar o acesso mais perto das mulheres dos bairros. Esta iniciativa do presidente Lula é excelente para nós mulheres, em especial no nosso município em que a população em situação de vulnerabilidade social e que atende os critérios do programa pode chegar a quase um terço das mulheres", disse.

Estatísticas preocupantes

No Brasil, estatísticas indicam que uma a cada quatro meninas falta à escola durante seu período menstrual. A falta de acesso a absorventes higiênicos é uma questão de saúde pública e de desigualdade social.

A distribuição gratuita de absorventes é uma importante medida para garantir a dignidade menstrual de todas as mulheres e pessoas com útero.

Fonte:

Deixe seu comentário