Portal da Cidade Registro

Economia e turismo

Alesp debate desenvolvimento econômico e turismo no Vale do Ribeira

Discussão discute projetos e iniciativas de fomento do Sudoeste Paulista voltado ao turismo local e à agricultura sustentável

Publicado em 05/03/2024 às 09:20
Atualizado em

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo sediou, nesta segunda-feira (4), uma reunião da Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento Regional com a missão de propor soluções e iniciativas de fomento ao turismo e à agricultura sustentável nos municípios que compõem as regiões do Vale do Ribeira e do Sudoeste Paulista.

De acordo com o coordenador do grupo, o deputado Paulo Fiorilo (PT), a ideia da frente é discutir políticas públicas para as regiões mais carentes e distantes do Estado. A novidade desta vez é que, a partir de agora, o movimento parlamentar contará com a vice-coordenação do deputado Ricardo Madalena (PL), o que pode garantir uma melhor interlocução do grupo junto aos governos federal e estadual. "É uma união para o bem comum", afirmou.

Turismo regional

O turismo regional foi um dos principais assuntos do diálogo que reuniu prefeitos, gestores municipais e empreendedores locais. O secretário estadual de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena, participou do encontro e comentou que o Vale do Ribeira, junto do Pontal do Paranapanema, tem sido um grande foco de sua gestão na Pasta.

Lucena destacou que o Vale do Ribeira tem 12 cidades consideradas como de interesse turístico (MITs), além de nove estâncias turísticas. Exatamente por isso, o Governo paulista deve lançar em breve um novo distrito turístico ecológico na região, além de fortalecer ainda mais programas de desenvolvimento econômico e social nesses municípios.

"Quando temos uma área de mais de 90% de preservação ambiental, resta-nos a possibilidade do investimento estatal em estruturar essa região exatamente para a indústria do turismo. Nós temos hoje, no Vale, um cardápio muito diversificado e um potencial extraordinário", elencou.

Foco no local

Além do investimento público, o empresário Harald Adam, diretor de uma pousada, pontuou que se faz necessário um elo maior entre os próprios pequenos negócios locais, fortalecendo o turismo como um todo. "Nós temos que focar no micro, no regional e sermos assertivos", opinou. "Temos novos produtos, só precisamos colocar em prática".

Agricultura sustentável

Outro pilar da conversa foi o desenvolvimento da agricultura sustentável para gerar renda à população. O pesquisador Vinicius Rainer Bonioto, da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), campus Lagoa do Sino, trouxe detalhes de projetos desenvolvidos na instituição e que podem ser replicados para o fortalecimento da economia regional e, ao mesmo tempo, para a preservação da biodiversidade. O destaque é o plantio de palmeiras-juçara, planta nativa da Mata Atlântica, cuja polpa do fruto pode ser usada de diversas maneiras, até como sorvete.

Ainda nesta temática, a reunião contou com a presença do diretor-adjunto de Recursos Fundiários da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), Thiago Gobbo. O especialista citou que, embora tenha havido avanço nos últimos anos, há na região do Vale do Ribeira muitos casos remanescentes e que precisam ser trabalhados pelo poder público. "Sabemos que regularização fundiária é segurança jurídica, valorização do patrimônio e acesso a créditos de instituições financeiras", afirmou.

Fonte:

Deixe seu comentário