Portal da Cidade Registro

Agricultura

Abavar trabalha com agricultores do Vale na prevenção ao "Mal do Panamá"

Doença é causada pelo Fusarium raça 4. O fungo ao penetrar na banana, intercepta o recebimento de água e nutrientes, acarretando na morte da planta.

Publicado em 14/05/2021 às 22:01
Atualizado em

(Foto: Valor Econômico)

A Abavar - Associação dos Bananicultores do Vale do Ribeira está trabalhando junto aos agricultores da região para estabelecer ações de prevenção contra o "Mal do Panamá". A doença, que não possuí tratamento, ainda não foi encontrada em território brasileiro. Entretanto, a fronteira com Peru e Colômbia, que já identificaram a praga, está sob alerta para possível detecção do fungo causador da doença.

O "Mal do Panamá", é causado pelo Fusarium raça 4. O fungo, ao penetrar na banana, intercepta o recebimento de água e nutrientes, acarretando na morte da planta. A praga pode sobreviver por mais de 20 anos no solo ou hospedeiros intermediários. Aqui no Brasil, a banana-maçã é susceptível a doença. A principal forma de disseminação é o uso de componentes infectados que se encontram no solo.

Segundo o diretor da associação, Silvio Romão, as caixas que transportam os produtos precisam ser higienizados periodicamente para que seja evitado a entrada do material contaminante. Silvio ainda afirma que ações estão sendo criadas em parceria com as prefeituras do Vale, para prevenção e cuidado com o transporte.

De acordo com dados da Abavar, o Vale do Ribeira, possuí 3.245 propriedades que produzem a banana.

Fonte:

Deixe seu comentário