Portal da Cidade Registro

Agronegócio

Aumenta a produção de sementes de juçara em Sete Barras

Agricultores de projeto vinculado à SIMA promovem o repovoamento da Mata Atlântica

Publicado em 18/07/2021 às 22:57
Atualizado em

O Monitoramento de Sistemas Agroflorestais por Projeto do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) apontou um aumento significativo na comercialização de sementes de palmeira juçara para repovoamento da Mata Atlântica.  Dois agricultores da Cooperativa da Agricultura Familiar de Sete Barras (Coopafasb), foram capazes de produzir mais de 3,7 mil quilos do produto, valor estimado em aproximadamente R$27 mil.

A dupla de produtores é beneficiária do Projeto “Monitoramento de impactos de sistemas agroflorestais no Estado de São Paulo para proteção e conservação dos recursos hídricos e da biodiversidade”, vinculado à Coordenadoria de Fiscalização e Biodiversidade da Secretaria de Infraestrutura de Meio Ambiente (SIMA) e financiado pelo Fehidro.

O acompanhamento do programa é feito por técnicos da Sucessional Agroecologia e Soluções Ambientais Ltda, empresa contratada pelo projeto Fehidro, que atuam em parceria com os cooperados, com o objetivo de melhorar, de forma sustentável, a renda e a qualidade de vida dessas populações, por meio do aperfeiçoamento dos sistemas de produção, e de mecanismo de acesso a recursos.

“Este é um resultado bastante expressivo, principalmente por se tratar apenas da produção de apenas dois, dos 29, que integram esse projeto. A tendência é que estes números continuem crescendo. Mais sementes significam mais repovoamento da mata original. Além disso, este é um dos projetos mais bem sucedidos e longevos da SIMA”, comemorou Sérgio Marçon, coordenador de Fiscalização e Biodiversidade (CFB) da SIMA. 

As sementes da palmeira juçara foram fornecidas ao Sistema Agroflorestais (SAF), da Fundação para a Conservação e a Produção Florestal do Estado de São Paulo, em atendimento ao segundo chamamento público para credenciamento de produtores de sementes da espécie.

Além de promover a conservação e proteção dos recursos naturais, ajudar na mitigação e adaptações às mudanças climáticas, o SAF fornece meios de subsistência e renda para os pequenos agricultores, e a restauração ecológica do território paulista

Fonte:

Deixe seu comentário