Portal da Cidade Registro

Faça você mesmo

Curso à distância ensina a montar sistema de aquaponia em residências

As inscrições são gratuitas e estão abertas na plataforma e-Campo

Publicado em 29/04/2021 às 00:51
Atualizado em

Um sistema integrado e sustentável, que combina a criação de peixes e o cultivo de vegetais em hidroponia (sem solo), com recirculação de água e aproveitamento de resíduos. Essa é a produção em aquaponia, que agora é tema de curso a distância na plataforma de ensino remoto e-Campo, a vitrine de capacitações on-line da Embrapa.

Denominado AquaResidencial, o curso foi publicado na segunda (26) e anunciado oficialmente pelo presidente Celso Moretti na manhã desta quarta (28), dentro das comemorações do aniversário de 48 anos da Embrapa.

As inscrições são gratuitas e estão abertas na plataforma e-Campo, neste link: https://www.embrapa.br/e-campo/aquaponia-residencial. O período de inscrição é contínuo e as vagas são limitadas.

Moldado para instalação do sistema em escala residencial, o curso tem como facilitador o pesquisador da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE) Paulo Carneiro, que vem aperfeiçoando e adaptando a tecnologia há quase dez anos. O foco é em pessoas interessadas em garantir a produção doméstica de peixes e vegetais ocupando uma área de aproximadamente 10 metros quadrados.

Com carga horária de 16 horas, o curso é dividido em quatro módulos – Produção de peixes e vegetais em aquaponia; Descrição e montagem do Sistema AquaResidencial; Manejo do Sistema AquaResidencial e Aquaponia como ferramenta didática.

O participante vai aprender o passo a passo para a montagem e manejo de um sistema de aquaponia em canaletas em escala residencial, incluindo noções básicas sobre sistemas integrados de produção, produção de peixes, produção de hortaliças e qualidade da água.

A capacitação é 100% online e autoinstrucional. O participante pode iniciar seus estudos logo após a efetivação de sua inscrição, podendo realizar as atividades propostas nos dias e horários de sua preferência. Recomenda-se que o curso seja concluído em até 30 dias.

 

Fonte:

Deixe seu comentário