Portal da Cidade Registro

Agronegócio

Deputada solicita a Embrapa aceleração em pesquisas para cultivares resistentes

Preocupação é com o Mal do Panamá, doença transmitida por um fungo que se estendeu pela Colômbia, chegou ao Peru e agora é considerada ameaça ao Brasil

Publicado em 24/06/2021 às 23:58

A deputada federal Rosana Valle (PSB) pedirá à Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) a aceleração das pesquisas para descobrir variedades de bananeiras resistentes à Fusariose Raça 4, conhecida também como Mal do Panamá, doença transmitida por um fungo, que se estendeu pela Colômbia, chegou ao Peru e agora é considerada uma séria ameaça aos bananicultores do Vale do Ribeira e de todo o Brasil.

Não há cura para as bananeiras afetadas por este fungo. Os prejuízos podem ser imensos para a bananicultura, que é responsável por cerca de 80% da economia do Vale do Ribeira. 

A atividade gera recursos da ordem de R$ 12 milhões/ano, segundo a Associação de Bananicultores do Vale do Ribeira (Abravar), que manteve reunião com a deputada e pediu ajuda para o desenvolvimento de pesquisas que descubram variedades de mudas que sobrevivam ao ataque da doença.

Na reunião que organizou entre os produtores e a Secretaria de Defesa Agropecuária, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a deputada pediu reforço na fiscalização da fronteira com os países do chamado Arco Norte, por onde o fungo pode entrar no Brasil, trazido, por exemplo, por mudas de palmito pupunha, outra atividade agrícola difundida em todo o Vale do Ribeira.

A Secretaria de Defesa Agropecuária informou Rosana Valle que mantém vigilância na fronteira com pessoal técnico especializado, além de desenvolver programa de educação fitossanitária, com orientação direta aos produtores sobre a importância da detecção precoce da doença. 

Jeferson Magario, vice-presidentre da Abravar, e Silvio Romão, diretor de Marketing e Exportação da entidade, agradeceram o apoio da deputada e demonstraram preocupação sobre o futuro do setor, caso a banana prata, por exemplo, seja afetada pela praga.

Os agricultores também reclamaram da falta de atenção da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo para o problema, lembrando que não há fiscalização nas fronteiras do Estado. Eles pediram que a deputada leve o pleito do Vale do Ribeira ao Estado.

Rosana Valle informou aos produtores de banana que entrará em contato com o novo secretário da Agricultura, Itamar Borges, e que também pedirá ao Governo Federal mais recursos para a Embrapa. “A bananicultura é vital para o Vale. A Região precisa desta ajuda”, disse a deputada.     

O vereador de Registro, Fábio Tatui (PSB), e a diretora de Desenvolvimento Agrário da Prefeitura de Registro, Ana Carolina Bolfarini, disseram que o comércio regional será afetado, caso a bananicultura seja atingida pela doença.

Carlos Goulart e Graciane Castro, do Ministério da Agricultura, disseram a Rosana Valle que o maior problema da Embrapa é a falta de recursos para desenvolver a pesquisa. “A saída é acelerar as pesquisas já iniciadas em busca das mudas resistentes ao fungo. Para isso, é preciso dar mais recursos à Embrapa”, afirmou Carlos Goulart.


Fonte:

Deixe seu comentário