Portal da Cidade Registro

Agronegócio

Festival Gastronômico marca etapa de curso de capacitação do Sindicato Rural

Evento aconteceu com o objetivo de valorizar a grande quantidade de produtores de palmito pupunha na Região do Vale do Ribeira e o crescimento no cultivo

Publicado em 26/12/2019 às 03:28
Atualizado em

O 1o. Festival Gastronômico de Palmito Pupunha marcou uma das etapas finais do curso de turismo rural, promovido pelo Sindicato Rural de Registro, por meio do SENAR e FAESP, que se encerra em dezembro, após um ano, com a participação de produtores rurais do Ribeirão Branco do Mota. O cardápio foi baseado no palmito pupunha e todas as possibilidades de preparação entre pratos salgados e doces, entre eles o creme de pupunha com alho poró, tilápia ao molho, espaguete de pupunha ao pesto, chips, pudim de pupunha e suco de pupunha. “Não temos o hábito de usar o palmito a não ser na conserva e a proposta foi trabalhar a versatilidade da pupunha”, enfatiza a instrutora, Cíntia Suguino.  

Com isso, o Festival cumpre principalmente com o objetivo de valorizar a grande quantidade de produtores na região do Vale do Ribeira e seu crescimento no cultivo e ainda pela diversidade do palmito pupunha na culinária. “Estamos valorizando também a nossa saúde ajudando assim na divulgação desta tão rica matéria prima em todo o Vale do Ribeira e Região.

Os convidados lotaram a propriedade Toca do Coelho, preparada especialmente para sediar o evento e hoje, oferece o palmito pupunha entre seus pratos e a partir de agora, com todas as suas variedades de pratos, explicou o proprietário, Orisvaldo Coelho.”procurava um prato que trabalhasse o peixe e o palmito e a partir de agora vamos disponibilizar todos eles, em nosso cardápio”.

Presente ao evento, Jefferson Magário, presidente do Sindicato Rural de Registro, enfatizou a importância da parceria e falou sobre a importância de valorizar os serviços prestados pelo Sindicato e os treinamentos realizados em todo o estado de São Paulo. A coordenadora do curso, Joselma Silva, que falou sobre a realização do curso assim como ressaltou a importância de parcerias, além da importância do resgate de pratos típicos adaptados à realidade local


Fonte:

Deixe seu comentário