Portal da Cidade Registro

Cooperação

ITESP apoia cooperativa de agricultores na entrega de sementes juçara no Vale

A Fundação Itesp trabalha na assistência técnica desde o credenciamento, passando pela coleta, beneficiamento, armazenamento até a logística de entrega

Publicado em 27/05/2021 às 08:09
Atualizado em

Nesta terça-feira (25) a Cooperativa dos Agricultores Familiares de Eldorado – COOPAFEL - realizou a entrega dos primeiros lotes de sementes de Euterpe Edulis, mais conhecida como Juçara, no Parque Estadual Caverna do Diabo - PECD, em Eldorado.

A entrega aconteceu em atendimento do edital da Fundação Florestal, referente ao Programa de Conservação da Palmeira Juçara nas Unidades de Conservação – UC. O objetivo é a conservação da espécie nos espaços protegidos de domínio público e de domínio privado, das zonas de amortecimento e entorno de unidades de conservação, com remanescentes florestais.

Foram entregues 1.169,5 kg de sementes de um total de 3.000 kg. Só o Vale do Ribeira fornecerá 11 toneladas de sementes para a Fundação Florestal, sendo que duas toneladas serão lançadas no Parque Estadual Caverna do Diabo.

A ação é fundamental para geração de renda aliada à conservação do bioma Mata Atlântica, graças à parceria da COOPAFEL, Fundação Itesp, por meio do Grupo Técnico de Campo de Eldorado, e Instituto Lumiarte.

A Fundação Itesp trabalha na assistência técnica desde o credenciamento, passando pela coleta, beneficiamento, armazenamento até a logística de entrega. O Instituto Lumiarte colabora fornecendo equipamentos para coleta e beneficiamento, infraestrutura e estudo de viabilidade técnico-econômica. 

Segundo o coordenador regional Milton Wolf, a participação nessa ação foi importante para reafirmar a capacidade técnica e executiva do Itesp, assim como a de realizar parcerias exitosas com entidades da sociedade civil interessadas no desenvolvimento socioambiental e solidário do Vale do Ribeira, em especial das comunidades quilombolas.

Fonte:

Deixe seu comentário