Portal da Cidade Registro

Agronegócio

Produtores da bananicultura do Vale do Ribeira recebem programa de capacitação

Encontros presenciais gratuitos promovidos pelo Sebrae-SP acontecem no Polo Univesp, em Pedro de Toledo

Publicado em 23/09/2022 às 10:14

Com o objetivo de auxiliar os produtores rurais de Pedro de Toledo e Itariri, o Sebrae-SP realiza neste mês de setembro o primeiro programa vocacional da bananicultura na região. Os encontros acontecem no Polo Univesp, em Pedro de Toledo. Ao todo são 20 produtores que estão sendo capacitados com foco no aumento da competitividade por meio de boas práticas de gestão no campo.

As aulas vão envolver temas como tendências de mercado, custos para produzir no campo, técnicas de negociação e liderança no campo e boas práticas agrícolas. Além disso, todos os produtores podem agendar consultorias individuais com foco na redução de custos e aumento de faturamento com especialistas do Sebrae-SP. Os participantes terão, ainda, a oportunidade de participarem do programa ALI Rural, focado em inovação.

"Trouxemos essa capacitação para a região com o objetivo de estimular o desenvolvimento financeiro desses pequenos negócios, mostrando também as possibilidades de novos mercados e como aproveitar essas oportunidades como outras empresas no Vale do Ribeira já aproveitam. A região tem um potencial enorme e queremos que eles explorem da melhor maneira possível", explica o consultor de negócios do Sebrae-SP, Claudio Perin. “Estamos inaugurando também uma unidade do Sebrae Aqui em Itariri nesta quinta-feira, 22 de setembro, e em Pedro de Toledo ainda em 2022 para ficarmos cada vez mais próximos das pessoas que empreendem e daquelas que pensam em abrir um negócio na região”, completa.

Para o presidente da Associação de Produtores Rurais de Pedro de Toledo (APRPT), Josué Moreira, o programa vocacional de bananicultura vem mudando para melhor a forma com que os empreendedores trabalham. “Passamos a ter um controle melhor sabendo exatamente os gastos e os lucros de uma produção. Antigamente pecávamos nesse ponto, mas agora com a capacitação conseguimos enxergar melhor esses pontos e podemos ajustar a nossa cultura de trabalho nesse aspecto”, comemora. 

O presidente da Associação dos Produtores Rurais de Ana Dias (APRAD), Douglas Tamashiro, segue a mesma linha ao destacar que a capacitação auxilia no melhor controle da produção, mas vai além. “O curso impacta diretamente na vida de milhares de famílias e, consequentemente, no desenvolvimento regional. As informações sobre o panorama regional, estadual, nacional e mundial da bananicultura nos ajuda muito para saber aonde estamos e aonde podemos chegar, mensurando sempre o potencial do nosso segmento e nos preparando para deixarmos uma empresa promissora para as futuras gerações”, destaca.

O programa vocacional de bananicultura faz parte do projeto Dá Gosto Ser do Ribeira, do Sebrae-SP, e acontece presencialmente em Pedro de Toledo em parceria com a Prefeitura Municipal de Pedro de Toledo, Associação dos Produtores Rurais de Pedro de Toledo (APRPT), Associação dos Produtores Rurais de Ana Dias (APRAD) e Casas da Agricultura de Pedro de Toledo e Itariri.

Fonte:

Deixe seu comentário