Portal da Cidade Registro

Gestão Agrária

Registro divulga ações realizadas no Mês do Meio Ambiente

A atuação de desenvolvimento agrário municipal se dá nas seguintes frentes: Patrulha Agrícola, Frente de Trabalho Rural, INCRA e Horta Orgânica

Publicado em 03/07/2020 às 23:00
Atualizado em

Na última semana do Mês do Meio Ambiente, a Prefeitura de Registro destaca as ações de Gestão de Desenvolvimento Agrário, realizadas por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente (SMDAMA) )que tem como objetivo promover o avanço econômico, social e ecológico com a criação de oportunidades que aumentem a geração de emprego e renda da população.


A atuação de desenvolvimento agrário municipal se dá nas seguintes frentes: Patrulha Agrícola, Frente de Trabalho Rural, INCRA e Horta Orgânica.



A Patrulha Agrícola faz parte do Programa de Mecanização Agrícola do Município de Registro, instituído pela Lei n°1.386 de novembro de 2013. O objetivo do Programa é a prestação de serviços de mecanização agrícola aos pequenos produtores no desenvolvimento de suas atividades agropecuárias, conforme regras estabelecidas na lei. A Patrulha Agrícola pode ser utilizada para o preparo de solo. Atualmente, a SMDAMA conta com uma grade aradora, grade niveladora, rotativa, enleirador e roçadeira.


Já a Frente de Trabalho Rural tem a finalidade de realizar a manutenção das roçadas nas estradas rurais. Os próprios moradores dos bairros atendidos são contratados para esta função chamada de Conserveiro. A escolha do Conserveiro é feita por eleição junto aos moradores do bairro.


O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA, localizado nas dependências da SMDAMA, oferece os seguintes serviços para a região do Vale do Ribeira: Atualização e Inclusão Cadastral, Expedição do Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR), Consulta de Cadastro e Declaração de Aposentadoria.


Outro serviço realizado pela SMDAMA é a orientação técnica para as instituições públicas do município para implantação de Hortas Orgânicas. Nas escolas, desperta nos alunos o cuidado com a natureza através do estabelecimento de uma relação direta com o solo, água e as plantas e a importância da alimentação saudável. Além disso, a Horta contribui para a melhoria do hábito de consumo, até mesmo na visão de reutilização e redução de geração de resíduos, bem como funciona como um ótimo recurso para aproximar as pessoas do agro.


Para mais detalhes de cada serviço, entrar em contato com:


SMDAMA - Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente

Telefones: (13) 3822-5946 / 3822-5947


Fonte:

Deixe seu comentário