Portal da Cidade Registro

Agricultura

"Mal do Panamá" pode estar no Brasil, admite pesquisador em workshop

Evento realizado pela SUASA teve como tema a prevenção da praga Fusarium oxysporum Raça 4 Tropical que causa a doença.

Publicado em 12/05/2021 às 02:03
Atualizado em

O Sistema Unificado de Atenção á Sanidade Agropecuária (SUASA) realizou nesta quarta-feira (12), um workshop sobre Boas Práticas Agrícolas no cultivo de bananeiras como prevenção da praga Fusarium oxysporum Raça 4 Tropical que causa a doença "Mal do Panamá".

Participaram da ação, a auditora Juliana Ribeiro Alexandre, chefe da vigilância em pragas do Ministério da Agricultura; Dr. Luadir Gasparotto, pesquisador da Embrapa Amazônia Ocidental; Dr. Daniel Schurt, pesquisador da Embrapa Roraima; e Dr. Sílvio Romão, diretor da ABAVAR (Associação dos Bananicultores do Vale do Ribeira).

Segundo Juliana Ribeiro, existem 700 pragas quarentenárias ausentes identificadas pelo Ministério da Agricultura. Estas pragas ainda não foram encontradas no País, entretanto, podem causar danos na produção de alimentos e saúde de agricultores.

Devido à presença do Fusarium raça 4 na América Latina, Juliane afirmou que a Agricultura tem capacitado seus agentes e laboratórios para identificar em menor tempo possível, a entrada da praga em território brasileiro.

Luadir Gasparotto disse que há a possibilidade do fungo já estar presente no País, e é necessário realizar levantamentos periódicos para detecção, e medidas de prevenção pra evitar a disseminação. O pesquisador ainda afirmou que a Embrapa tem assessorado agricultores sobre as principais características que o mal do panamá causa na colheita. 

Ainda comentando sobre medidas necessárias, Daniel Schurt assegurou que o aconselhamento aos agricultores quanto aos substratos utilizados na vegetação e cuidado com a qualidade da água, tem gerado efeitos positivos. Entretanto, o pesquisador ressaltou que a falta de informação tem dificultado o acesso as produções. 

Por fim, Sílvio Romão comentou sobre o trabalho que a ABAVAR tem feito com agricultores do Vale do Ribeira. Romão afirmou que a instituição tem informado as prefeituras da região a respeito da seriedade da doença. No mês passado, Jeferson Magário, presidente da CONABAN já havia alertado a Câmara Municipal de Sete Barras, sobre a possibilidade do Mal do Panamá prejudicar a produção de agricultores do Vale. Veja Aqui.


Fonte:

Deixe seu comentário