Portal da Cidade Registro

Premiação

Barra do Turvo conquista 1º lugar em qualidade do café

Cafeicultora barraturvense vence o 21º Concurso Estadual de Qualidade de Café

Publicado em 26/12/2022 às 11:40

A cidade de Barra do Turvo participou neste último dia 20 de dezembro da premiação do 21º Concurso Estadual de Qualidade de Café, sendo campeões em primeiro lugar com a produtora Maria Antônia de Lucca (Cota), do Bairro Água Quente, obtendo a maior pontuação entre todas as 4 categorias do concurso, conquistando o primeiro lugar entre os 184 competidores. O reconhecimento veio pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) e da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta). 

Esse projeto municipal da cadeia produtiva do café já existe há 3 anos e vários fatores foram indispensáveis para chegar nesse momento, a começar pelo apoio do prefeito municipal Dr. Jefferson Martins, em gerar renda e qualidade de vida aos agricultores municipais por meio de constantes ajudas para melhoria técnica e produtiva das várias cadeias, inclusive a do café. 

Também importante a participação ativa do Secretário do Desenvolvimento Econômico, João Barroca, que sempre viabilizou todas as necessidades estruturais demandas para o bom andamento das etapas do projeto, desde a produção das mudas até o fornecimento gratuito para todos agricultores atendidos pelo programa.

No meio rural a atuação do Engenheiro Agrônomo, Mario Cavallari Neto, por ter mostrado o caminho correto de todas as necessidades e tratos culturais do que café necessita, produzindo desde as mudas e conduzindo-as até a fase de colheita e pós-colheita, garantindo assim aos agricultores a estima necessária para concorrer nesse concurso com outras regiões do estado tradicionais na cafeicultura. 

Também estão sendo pensadas as questões de gestão da propriedade e logística para a comercialização, devido as demandas de mercado e padrões de qualidade necessárias, tornando nossos agricultores empresários rurais e não apenas agricultores familiares.

"O sentimento de todos os nossos agricultores a partir dessa conquista foi duplo, pois melhorou a autoestima de todos os envolvidos nesse projeto e também com esse resultado e com uma nota de 90,33 pontos, superamos regiões tradicionais de café e rompemos um paradigma de que regiões de baixa altitude não podem ter café de qualidade, tornado assim o Vale do Ribeira a nova fronteira de Cafés Especiais do Estado de São Paulo", comentou o secretário João.

Fonte:

Deixe seu comentário