Portal da Cidade Registro

Meio Ambiente

Campanha Salve o Rio Ribeira será lançada neste sábado (4)

Degradação do rio levou ao grupo realizar ações de recuperação do Rio Ribeira, principal símbolo regional

Publicado em 25/08/2021 às 11:14

No próximo sábado (4) acontece o lançamento oficinal da Campanha #SalveoRioRibeira, a partir das 7h na Praça Beira Rio, em Registro. No evento acontecem ações programadas como remada, pedalada e plantio de árvores da flora da Região.

Está programada para finalizar o evento a cerimônia inaugural do Quintal do Ribeira, espaço de gastronomia regional, em meio à natureza ao longo do Rio Ribeira, em Registro. Se você rema ou pedala e deseja participar, faça sua inscrição gratuitamente no site: www.salveorioribeira.com.br.

História - Após cinco séculos das primeiras entradas dos colonizadores pelo rio Ribeira, os nativos raízes chamavam simplesmente de Ribeira, muito se transformou na paisagem da bacia. De vegetação original que cobria a extensão das barrancas e várzeas do baixo e médio Ribeira pouco resta atualmente que inclui os parques e reservas ambientais, e grande parte das áreas quilombolas, protegidas principalmente pela dificuldade de acesso e de mecanização devido a topografia, e também pela baixa fertilidade natural dessas áreas.

O desmatamento acentuado das várzeas e a drenagem generalizada dos brejos e lagoas da bacia afetou o fluxo de água da Ribeira em volume e perenidade. Além do desmatamento e atividades agropastoris, a construção de estradas e a urbanização em diversos pontos das barrancas causaram erosão e assoreamento da calha do rio.

O crescimento urbano com ocupação desordenada do solo também impacta a qualidade da água da Ribeira através da destinação e tratamento inadequado de resíduos sólidos e despejo de águas não tratadas no rio. Atividades agrícolas mal planejadas e ou orientadas poluem as águas com agrotóxicos e adubos solúveis, contribuindo com a degradação da qualidade da água.

As características naturais e ações prioritárias nos passos iniciais e futuros do movimento #SalveoRibeira. O movimento visa recuperar o fluxo das águas, o volume e a perenidade da Ribeira: desativação de polders da bacia; desativação de drenos nas várzeas baixas, brejos e lagoas da bacia; reflorestamento e recomposição da vegetação original das várzeas baixas e brejos da bacia;

O movimento pretende ainda garantir o reflorestamento de morros e encostas íngremes. Haverá desativação de polders e drenos, visando a reversão de áreas agrícolas produtivas em áreas de proteção da Ribeira, significa ações de desapropriação de propriedades, compensação dos proprietários por serviços ambientais, ou na estimulação e financiamento de atividades agrícolas adaptadas aos objetivos protetivos da Ribeira. Novas atividades agroflorestais com espécies botânicas regionais de valor, como a gissara, a caixeta, a taboa e a brejaúva, podem ocupar as várzeas baixas e brejos. A compensação dos proprietários por serviços ambientais pode se concretizar pelo financiamento de infraestrutura voltada a exploração do agroturismo, agrofloresta, da pesca, dos esportes náuticos e de aventura.

Áreas desapropriadas podem ser transformadas em parques estaduais, municipais, ou Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN), que é uma categoria de unidade de conservação criada pela vontade do proprietário rural, que pode desenvolver atividades sustentadas e protetivas da Ribeira.

Outro ponto importante para ser informado aos participantes do movimento #SalveoRibeira diz respeito aos aspectos legais, das responsabilidades e das competências com relação à gestão do rio. Quais órgãos públicos podem de fato opinar concretamente nos problemas relacionados ao rio? A sociedade pode reclamar, conclamar, pedir, implorar, e rezar pela Ribeira, mas quem tem a competência legal para projetar, captar recursos e atuar na gestão do rio? Existe o comitê de bacia do Ribeira? Imagino que essa informação precede qualquer outra.


Fonte:

Deixe seu comentário