Portal da Cidade Registro

Tempo vai mudar

Chuva volumosa, rajadas de vento e queda de temperatura no Sudeste

Na Baixada Santista, no litoral sul e Vale do Ribeira, as nuvens aumentam no período da manhã e chove a tarde

Publicado em 28/08/2022 às 10:32

Uma frente fria intensa irá avançar pelo país nos próximos dias, contribui para mudanças em parte do Sudeste. Mesmo que não mude o tempo em toda a Região, a previsão indica bastante chuva, ventos intensos e queda acentuada de temperatura.

Alerta: Chuva forte e volumosa para o litoral de São Paulo e Rio de Janeiro

No fim de semana ainda terá sol em boa parte do nordeste e as temperaturas ficam bem altas, em torno de 30°C em vários municípios, inclusive nas capitais. A umidade relativa fica baixa e em áreas do interior de São Paulo e de Minas Gerais esses índices podem ficar abaixo dos 30 °C, incluindo a capital paulista.

Mudança no tempo

A frente fria começa a avançar ao longo do domingo (28). O sol aparece em boa parte da região, mas a expectativa já é de chuva no fim da tarde em cidade do sul e leste do estado de São Paulo e Rio de Janeiro (sul).

Previsão do tempo para São Paulo

Na Grande São Paulo, a previsão é aumento de nebulosidade ao longo da tarde e com expectativa de chuva no período da noite. Na baixada santista, no litoral sul e Vale do Ribeira, as nuvens aumentam no período da manhã e chove a tarde.

A chuva vai se estender sobre o litoral por grande parte da segunda-feira (29), podendo acumular, em média, de 40 a 70 mm, a situação é de alerta para as praias. Nas demais áreas como a Grande São Paulo e Vale do Paraíba e Ribeira terão uma segunda-feira (26) de tempo fechado, com chuva em vários períodos e queda de temperaturas significativa.

Previsão do tempo para o Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, a chuva começa durante a noite do domingo (28), nas áreas do sul do estado. Os grandes acumulados se concentram durante a segunda-feira (29) e o tempo fica fechado, com queda de temperatura acentuada. Na Costa Verde e na Serra Fluminense, a estimativa é de 50 a 100 mm. No Grande Rio, apesar do volume estimado ser inferior às áreas citadas acima, a situação é de atenção, pois há risco para de chuva forte, com potencial para alagamentos.

Atenção: entre o domingo (28) e segunda-feira (29) as rajadas de vento podem variar de 50 a 70 km/h pelos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

Previsão do tempo para Minas Gerais

Em Minas Gerais as nuvens aumentam no Sul, Zona da Mata e Belo Horizonte no decorrer do domingo (28), mas sem expectativa de chuva. O destaque será a queda de temperatura, em Belo Horizonte, por exemplo, na terça-feira (30) a máxima não ultrapassa os 19 °C. Há risco até para geada na madrugada de terça-feira (30) na Serra da Mantiqueira.

Previsão do tempo para o Espírito Santo

No Espírito Santo a chuva se espalha no decorrer da segunda-feira (29), mas com volumes mais baixos em relação ao litoral de São Paulo e Rio de Janeiro. O alerta é para os ventos intensos entre este sábado (27) e domingo (28) a previsão é que as rajadas fiquem entre 40 e 55 km/h pelo litoral sul capixaba.

Na segunda os ventos são ainda mais intensos, a previsão é rajada entre 55 e 70 km/h, especialmente no litoral. A temperatura também fica mais amena entre a segunda (29) e terça-feira (30). Com informações do Climatempo.


Fonte:

Deixe seu comentário