Portal da Cidade Registro

Economia em Registro

Comerciantes protestam e pedem flexibilização na abertura do comércio

Cidade se encontra na Fase Vermelha do Plano SP e deve ser reclassificada na sexta-feira, mas não há garantias que será para uma fase menos restritiva

Publicado em 12/08/2020 às 04:40
Atualizado em

A empresária Tainá Maragni durante entrevista a TV Triibuna na tarde desta quarta-feira (Foto: Divulgação)

Um grupo de comerciantes de Registro, cerca de 30, entre representantes dos setores de alimentação, vestuário e academia, se reuniram ao lado do Paço municipal da Cidade, no início da tarde desta quarta-feira (12) com o objetivo de chamar atenção do prefeito para a possibilidade de flexibilização do horário de funcionamento de estabelecimentos comerciais durante o período de Pandemia.

Registro voltou a ser classificada dentro da fase vermelha do Plano SP há quase duas semanas e deve ser reclassificada na próxima sexta-feira (14), mas não há garantia de mudança de fase no comércio em todo o Vale do Ribeira

O grupo organizou o movimento por meio de rede social e uma comissão conversou com o prefeito e do Executivo conseguiram a informação de que foi encaminhado um pedido em caráter emergencial a reclassificação da Cidade dentro de uma nova realidade encontrada no Município. 

Registro hoje tem pouco mais de 40% dos leitos ocupados e dentro dessa realidade, já caracteriza a reclassificação, possivelmente para a fase amarela.

Mesmo assim, o grupo pode voltar a fase novo manifesto no próximo sábado caso Registro não mude de fase e neste caso não garanta o funcionamento do comércio aberto levando em conta a equação entre números de casos e leitos. “Não estamos com uma bandeira partidária, estamos pelos comerciantes e empresários de Registro”, diz a empresária Taina Maragni, de 19 anos.

O grupo também reclamou ao prefeito o que chamam de excessos na fiscalização dos estabelecimentos comerciais de Registro. “A fiscalização está sendo abusiva em alguns comércios”, disse a empresária, porta-voz do grupo.

Nota da Prefeitura - Em nota a prefeitura informa que "na manhã desta quarta-feira, uma comissão de empresários representando o comércio local se reuniu com o prefeito Gilson Fantin que teve a oportunidade de esclarecer todas as dúvidas e questionamentos em torno da flexibilização do comércio, também defendida pelo próprio prefeito que sempre esteve disposto a ouvir todos os setores.

Na oportunidade, Gilson Fantin explicou que mesmo os atuais números apontarem o município para a fase cor laranja, não tem autonomia para ir contra a determinação do governo, como ocorreu recentemente. Os municípios podem ser mais restritivos em seus decretos, porém não menos que o Estado. 

Lembrando que a Prefeitura de Registro é alvo de uma ação civil pública para cumprimento do Plano São Paulo que em decorrência da ordem judicial, o município não pode seguir outra regra que não seja a imposta pelo governo de São Paulo". 

Sobre uma possível retomada gradual, quanto aos horários de funcionamento, o decreto estadual anterior permitiu horários diferenciados somente para o setor alimentício.

A população já tem consciência da sua responsabilidade, os empresários também e a administração municipal está muito atuante com as ações de combate ao novo coronavírus. Cabe a nós aguardar o pronunciamento do governador nesta sexta-feira, 14 de agosto, quando tomaremos ciência se permaneceremos ou avançaremos de fase.

Fonte:

Deixe seu comentário