Portal da Cidade Registro

Meio Ambiente

Gestão do Aterro compõe uma série de temas que serão abordados pela Prefeitura

Esta semana o tema será Gestão de Resíduos Sólidos quando serão apresentadas as formas de separação de cada tipo de resíduo

Publicado em 16/06/2020 às 01:35

Neste mês de junho, em que se comemorou o Dia Mundial do Meio Ambiente, a Prefeitura de Registro compartilha com os munícipes as ações de proteção ambiental realizadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente (SMDAMA), com apoio de todas as secretarias municipais. Estas ações serão divulgadas semanalmente com os seguintes temas de Gestão: do Aterro Municipal, dos Resíduos Sólidos, de Arborização e de Desenvolvimento Agrário. 

O primeiro tema é a Gestão do Aterro Municipal. O funcionamento de um Aterro de resíduos exige trabalho árduo e diário para evitar danos à saúde pública e ao meio ambiente.

Por isso, a Prefeitura de Registro vem promovendo melhorias de engenharia no Aterro Municipal, o que se confirma, pelo aumento do Índice de Qualidade de Aterro de Resíduos da CETESB, que chegou a atingir, em abril de 2020, 8,4 pontos. Esta pontuação classifica o Aterro como adequado. 

Entretanto, a SMDAMA alerta: Ainda é preciso trabalhar em comunidade para reduzir a quantidade de resíduos que são destinados ao Aterro. Da coleta do lixo comum, porta a porta, são enviados para o Aterro Municipal aproximadamente 52 mil kg de resíduos por dia. Um estudo técnico contratado pelo município evidenciou que destes, 21% são materiais que poderiam ser destinados para a coleta seletiva e 45% são sobras de alimento, que poderiam ser utilizados em compostagens e posterior adubação de solo, totalizando, assim, 66% de resíduos ainda passíveis de processos de reciclagem. 

De acordo com o Secretário Adriano Hermes de Sousa, “Quanto maior a quantidade de resíduos descartados no aterro, menor será a vida útil do Aterro Municipal e maior será o desafio para a destinação adequada dos resíduos sólidos”. 

Portanto, ao separar corretamente os resíduos para coleta, você contribui diretamente com a sustentabilidade do município! 

Na próxima semana, o tema será Gestão de Resíduos Sólidos quando serão apresentadas as formas de separação de cada tipo de resíduo e sobre qual o destino de cada um deles. 

 

Fonte:

Deixe seu comentário