Portal da Cidade Registro

Civismo

Mais de 200 jovens registrenses recebem certificado de dispensa militar

O Juramento à Bandeira é uma forma dos dispensados jurarem honra, integridade e defender a Pátria com sua própria vida - é um ato de cidadania

Publicado em 26/07/2019 às 08:48

Na manhã desta quinta-feira, 25 de julho, 225 jovens participaram da solenidade de Juramento à Bandeira Nacional e entrega do Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI). A cerimônia aconteceu no ginásio da ACER e foi presidida pelo prefeito em exercício e presidente da Junta Militar de Registro, Nilton Hirota. 

Em discurso, após a execução do Hino Nacional e Juramento de Fidelidade à Pátria, Nilton Hirota parabenizou os jovens pelo compromisso firmado naquele ato: “Desejo que novas etapas sejam conquistadas através dos estudos e, que a partir de agora, enquanto cidadãos, vocês tenham a responsabilidade de perseguir seus sonhos, bem como ser solidários e respeitosos com a família e com as pessoas. Recebam com patriotismo o sentido da humanidade entoado neste juramento”.

O evento foi conduzido pelo delegado da 13ª Delegacia do Serviço Militar de Registro, primeiro tenente Gilberto da Silva Faria e contou com a presença do primeiro sargento PM Toni de Ramos, cabo PM Lúcia Ribeiro, da representante da Diretoria de Ensino de Registro, Maria da Conceição Assunção Dória, dos secretários das Juntas Militares de Pariquera-Açu, Cananéia e Registro, Renato Peres, Mila Pereira Teixeira e Leila Fernandes, além de familiares e amigos dos dispensados.

Juramento: 

O Juramento à Bandeira é uma forma dos dispensados jurarem honra, integridade e defender a Pátria com sua própria vida - é um ato de cidadania e compromisso. Por ser um dever cívico, está estabelecido na Constituição Federal.

O Decreto nº 57.654 (que regulamenta a lei do Serviço Militar), de 20 de janeiro de 1966, em seu artigo 217, estabelece o compromisso dos reservistas: “Dispensado da prestação do Serviço Militar inicial, por força de disposições legais e consciente dos deveres que a Constituição impõe a todos os brasileiros, para com a defesa nacional, prometo estar sempre pronto a cumprir com as minhas obrigações militares, inclusive a de atender a convocações de emergência e, na esfera das minhas atribuições, a dedicar-me inteiramente aos interesses da Pátria, cuja honra, integridade e instituições, defenderei com o sacrifício da própria vida.”

A Junta de Serviço Militar em Registro está localizada na Praça dos Expedicionários, nº 25 – Centro. O atendimento é das 07h às 12h00 e das 13h30 às 17h00. Telefone (13) 3821-6023. 


Fonte:

Deixe seu comentário