Portal da Cidade Registro

Agosto Dourado:

Mês do Aleitamento Materno e Semana Mundial da Amamentação

Para 2020, o tema definido para a campanha foi “Apoie o aleitamento materno para um planeta mais saudável”.

Publicado em 03/08/2020 às 21:00
Atualizado em

Em 1º de agosto, comemorou-se o Dia Mundial da Amamentação e deu-se início à Semana Mundial da Amamentação (de 01 a 7/08). O mês do Aleitamento Materno no Brasil foi instituído pela Lei nº 13.435/2017 que determina ações intersetoriais de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno que buscam promover o aleitamento exclusivo até sexto mês de vida, se estendendo até os dois anos ou mais de idade. 

O mês também é conhecido como Agosto Dourado por simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação – a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. 

Para 2020, o tema definido para a campanha foi “Apoie o aleitamento materno para um planeta mais saudável”. De acordo com as Nações Unidas, o conceito de saúde do planeta foi definido como a saúde da civilização humana e o estado dos sistemas naturais dos quais ela depende. A natureza das pessoas e do planeta exige que encontremos soluções sustentáveis que beneficiem ambos e o desenvolvimento sustentável atende às necessidades da geração atual sem comprometer as gerações futuras e a amamentação é uma prática chave para o alcance de todos os Objetivos de Desenvolvimento sustentável (ODS). 

Nesse contexto, e diante do atual momento de pandemia que não permite ações presenciais, a Prefeitura de Registro por meio da Secretaria Municipal de Saúde, ao longo deste mês, compartilhará imagens de mães registrenses, de diferentes idades e etnias, em momentos de profunda conexão e experiências únicas durante o aleitamento, destacando os vínculos entre a amamentação e o meio ambiente, relacionados à saúde humana e os ecossistemas da natureza em que temos o privilégio de viver. 

“Sem romantizar, o aleitamento é um processo, às vezes doloroso e solitário e algumas mães precisam de apoio. Por outro lado é a única fonte de alimentação dos bebês até os seis meses de vida. Nada é mais natural, simples e necessário” explicou a nutricionista e especialista em aleitamento materno da Secretaria Municipal de Saúde, Vanessa de Abreu Barbosa Fernandes. 

Fonte:

Deixe seu comentário