Portal da Cidade Registro

100 dias

Prefeitura irá investigar contas de gestão passada, diz prefeito em entrevista

Prefeito de Registro analisa as medidas tomadas ao enfrentamento a pandemia de Covid-19 e as demandas da população neste trimestre de mandado

Publicado em 12/04/2021 às 04:14
Atualizado em

(Foto: Prefeitura de Registro)

O prefeito de Registro, Nilton Hirota, concedeu uma entrevista para a Rádio 99 FM nesta segunda-feira (12), avaliando os primeiros 100 dias de gestão na cidade de Registro. A prestação de contas serve para que a população esteja ciente sobre como o atual mandato tem trabalhado as questões mais emergentes do município.

Contas públicas

A quantia de R$ 7 milhões deixada pela gestão passada, como superávit, parte aplicado no pagamento de contas que foram pagas no início do ano. O que restou R$ 1,700 mi está nos cofres públicos já quee ainda há algumas contas referentes ao ano passado que serão debitadas em 2021.

Gestão de Gilson Fantin

A Prefeitura irá abrir uma auditoria interna para apurar a gestão passada. A comissão está sendo formada e irá investigar a atuação do ex prefeito Gilson Fantin sem citar as pastas.

Vacinação

Segundo Nilton Hirota foi encaminhado um oficio ao Departamento Regional de Saúde, pedindo a aquisição de mais 3,5 mil doses para atender também as equipes de saúde privadas. Os professores da rede pública municipal devem se vacinar no sábado (18), haverá o dia especial para que professores sejam imunizados, seguindo o Plano de Imunização Estadual .

Vagas de UTI

O deputado federal Samuel Moreira informou ao prefeito Nilton Hirota que serão abertos mais 15 leitos de UTI no Hospital Regional de Registro. O prefeito agradeceu o apoio do parlamentar referente ao atendimento dos problemas enfrentados pela cidade.

CEI da UPA

O município pretende abrir um chamamento público para que a empresa que gerencia o funcionamento da UPA, esclareça os tramites licitatórios debatidos no contrato de prestação de serviço.

Denúncia ao secretário de Saúde

Questionado sobre o comportamento do Secretário de Saúde, Edson Gauglitz, que segundo informações repassadas, estaria atendendo apenas vereadores da base. Hirota afirmou que a orientação é que todas as secretárias são indicadas a atender as indicações dos parlamentares.

Educação

O prefeito aponta que está cumprindo com o decreto do estado que impede a abertura do comércio na cidade. Entretanto, a gestão analisa como temerosa o retorno as aulas presencias enquanto educadores e professores ainda não tenham se vacinado. Há a possibilidade de avaliar a reabertura das escolas no fim de maio. Nilton ainda afirmou que caso a cidade mantenha o número baixo de internações, será permitido as aulas presenciais em escolas profissionais. 

Fiscalização

A gestão indica que a população deve acionar o número (13) 99760-6371, para denunciar festas clandestinas. A comissão da prefeitura irá investigar os casos que infringem a lei.

Equipe da Prefeitura

Alfredo Rodrigo Gomes Leite assume como Diretor de Comunicação Social e Imprensa. O jornalista participou da campanha de Nilton Hirota durante as eleições municipais.

Na área da educação, o professor Marcos Pinto Cunha, assumirá a Secretária de Educação.

Obras públicas

Nilton Hirota defendeu a conservação das estradas rurais em Registro na última gestão. Ao ser informado que uma das máquinas que realiza o trabalho, não está funcionando. Hirota disse que há planos de aumentar a frota de maquinários, aumento o atendimento as famílias em 60%.

Em relação à Praça dos Expedicionários, a reabertura do local, gerou controvérsias por parte da população. A principal queixa é sobre o dinheiro investido na obra. Nilton analisou que o projeto da gestão passada não atendia a necessidade dos moradores, e pretende abrir um concurso para que arquitetos criem projetos visando atender melhor a população.

As obras no Posto de Saúde do Agrocha 2 foram retomadas e a previsão de entrega é para julho deste ano. Sobre a rodoviária, a prefeitura fez uma nova proposta para que a empresa responsável continue com as obras com novos prazos e orçamento estipulado.

Penitenciária

Já há um plano de imunização para os 975 detentos que estão na Penitenciária de Registro. O cronograma de vacinação já estipulou os dias de vacinação para este grupo.

Apoio ao comerciante

A situação da pandemia dificulta a captação de benefícios fiscais que auxiliem o setor comerciário na cidade. A prefeitura ainda está oferecendo alguns terrenos para que empresas possam continuar com a produção local. Nilton afirma que pretende trazer o comércio têxtil para Registro, o que iria ampliar o número de carteiras de trabalho assinadas.

Codivar

De acordo com o prefeito, a associação deveria tomar ações mais regionalizadas, pensando na atual da saúde na cidade. A reinvindicação acontece devido as críticas que o órgão vem enfrentando em relação ao cumprimento de medidas no Vale do Ribeira.

Fonte:

Deixe seu comentário