Portal da Cidade Registro

Mapeamento

Parceria garante exames gratuitos em massa de COVID para moradores de Registro

A previsão é alcançar aproximadamente 5 mil pessoas, sendo pelo menos 2 mil, em 12 bairros da zona rural da Cidade

Publicado em 22/04/2021 às 21:54
Atualizado em

A partir de uma iniciativa do Sindicato Rural de Registro, em parceria com a UNIVR, por meio do programa do Ministério da Saúde, “Pomovendo Saúde no Campo” e FAESP, já estão sendo realizados testes de COVID, no pólo das Faculdades Integradas do Vale do Ribeira. O objetivo do programa é alcançar a maior parte de pessoas possíveis que queiram se testar, basta que dirijam à sede do Sindicato Rural com a carteirinha do SUS com foto. A previsão é realizar a testagem em massa alcançando aproximadamente 5 mil pessoas, sendo pelo menos 2 mil, em 12 bairros da zona rural da Cidade, como diz o professor André Luiz Thomaz de Souza, docente do curso de Enfermagem da UNIVR. Para isso, basta que o interessado procure a sede do Sindicato, pegue uma guia e marque o exame. 

A população da zona rural, que corresponde a boa parte dos moradores de Registro é um dos principais públicos alvos desta campanha. 

A expectativa do sindicato, com os parceiros envolvidos, é a de colaborar com a população, acordando da necessidade, da prática de prevenção, utilizando as máscaras e fazendo a higienização, de maneira correta, para que possamos superar o quanto antes esta situação.

A participação do sindicato, nessa tarefa, é por meio de parcerias, com os órgãos da saúde local, público e privado. ( colocar os parceiros envolvidos), para que possamos realizar essa tarefa de extrema importância, na atual situação.

A participação do sindicato, frente a esta situação, é fazer uma avaliação da transmissão na população, fazendo uma observação de como ela está ocorrendo, principalmente na área rural.

Com estes testes, podemos avaliar, colaborar na diminuição da transmissão do vírus.

Como representante, da diretoria, dessa entidade, essa iniciativa e de uma importância de saúde, no sentido de colaborar com a população, orientando de uma maneira, preventiva evitando o sofrimento, da família e amigos.

Andre Luiz conta que a ação é o resultado de uma continuidade de iniciativas de controle e rastreamento de casos de COVID-19 no Vale do Ribeira, a Policlínica IESEP, em parceria com o Centro Universitário do Vale do Ribeira (UNIVR), Secretaria Municipal de Saúde de Registro-SP , iniciou em 10 de fevereiro a parceria de 2021 a realização de teste sorológico rápido para detecção dos anticorpos Imunoglobulina G (IgG) e Imunoglobulina M (IgM). 

Inicialmente, os testes estão sendo realizados entre alunos e funcionários da Policlínica IESEP. A testagem será realizada entre os meses de fevereiro e março de 2021, podendo se estender para outros períodos. O reitor da UNIVR, professor Fred Simões destacou a importância da parceria com as entidades envolvidas e principalmente da ação em prol do monitoramento dos casos de COVID-19 na região, estratégia considerada essencial no período de pandemia, principalmente para promover o isolamento de casos confirmados e reduzir a transmissão do novo coronavírus. 

A iniciativa deve seguir para outros municipios vizinhos, de área de atuação do Sindicato Rural do vale do Ribeira, conforme as parcerias, e apoios.

Fonte:

Deixe seu comentário