Portal da Cidade Registro

Lixo

Prefeitura multa em mais de R$ 700 munícipe que descarte irregularmente o lixo

O app “Zeladoria de Registro” oferece de graça serviços de coleta de volumosos, limpeza de bueiros, tapa-buracos, coleta de lixo, seletiva e arborização

Publicado em 24/07/2019 às 07:04

A Prefeitura de Registro tem intensificado a fiscalização e pede a colaboração de todos para que tenham cuidado com os lixos que produzem e descartam. As equipes de serviços municipais retiram diariamente toneladas de móveis velhos, galhos de árvores, baldes, panelas, cadeiras, colchões, eletrodomésticos e outros materiais inservíveis (volumosos), mas a população persiste em jogar o lixo em local inadequado. Existem pontos viciados em que a retirada é realizada e no dia seguinte a cena se repete. 

Volume é de 1m³ por residência: 

É importante destacar que o volume que as equipes de serviços municipais podem retirar por residência é de um metro cúbico (1m³), isso não inclui entulhos de materiais de construção. Essa medida equivale a um sofá de dois lugares, por exemplo. Acima dessa quantidade, o munícipe deve contratar serviço particular. A retirada é realizada nos mutirões diários e pode ser solicitada pelo aplicativo Zeladoria. 

Aplicativo Zeladoria de Registro: 

O aplicativo “Zeladoria de Registro” oferece gratuitamente os serviços de: coleta de volumosos, limpeza de bueiros, tapa-buracos, coleta de lixo e seletiva e arborização urbana, neste caso, é possível solicitar a vistoria para poda, corte e plantio, além de informar quando a queda de árvore já aconteceu. 

Para baixar o app Zeladoria de Registro, o munícipe só precisa entrar no site da Prefeitura, preencher o cadastro e baixar o aplicativo. Lá você também encontrará o vídeo tutorial com o passo a passo para o primeiro acesso: (http://www.registro.sp.gov.br/app-zeladoria.asp). 

Se preferir, é só entrar direto no link da PlayStore: https://play.google.com/store/apps/details?id=mitrasistemas.com.br.zeladoriaurbana 

Lembrando que o app está disponível somente no sistema Android

No site da Prefeitura, no link da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente você também encontra o cronograma de coleta de lixos do município: http://www.registro.sp.gov.br/departamentos.asp?c=15 . 


Entende-se por:

Coleta de Lixo - são os resíduos orgânicos e não recicláveis das residências, entidades, órgãos públicos e estabelecimentos comerciais. Como resto de alimentos, papel higiênico, lixo de banheiro, papel toalha, a maioria das embalagens de papel que tem contato direto com o alimento, algodão, trapos de pano, cotonetes, isopor etc. 

Coleta Seletiva – são os materiais que podem ser reaproveitados e voltam a ser útil, gerando enorme economia de energia e recursos naturais. Como papel, papelão, garrafas e recipientes de vidro (exceto para-brisas e vidros temperados), metal e sucata, latinhas de alumínio, garrafas e embalagens plásticas, embalagem longa vida, eletroeletrônicos, óleo de cozinha, entre outros. 

Coleta de Volumosos (está disponível no App no segmento “Manutenção de Vias Públicas”) compreende: móveis velhos, galhos de árvores, baldes, panelas e outros materiais inservíveis. Não se encaixa em volumosos restos de materiais de construção. 

Para que sejam recolhidos, por qualquer tipo de coleta, os materiais devem estar devidamente ensacados e acondicionados em local visível e de fácil acesso. 

A Prefeitura de Registro trabalha para manter a cidade limpa e os trabalhos de coleta seguem um cronograma diário que está disponível no site (http://www.registro.sp.gov.br/meioambiente_residuos.asp). 


Fonte:

Deixe seu comentário