Portal da Cidade Registro

Meio Ambiente

Registro celebra Semana do Meio Ambiente

Novas proposituras para gestão de resíduos sólidos marcam as ações no Município

Publicado em 28/05/2021 às 02:55
Atualizado em

A partir da próxima semana serão publicadas as seguintes leis: Política Municipal de Resíduos Sólidos, Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) e o CONDEMA

No início da semana de celebração ao Meio Ambiente, a Prefeitura de Registro, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente, preparou uma série de atividades para despertar a atenção dos munícipes para algo fundamental para o futuro de todos: o papel da sociedade para a construção de um município sustentável.

As atividades iniciaram com a comemoração do Dia Nacional da Mata Atlântica, 27 de maio e finalizam no dia 5 de junho, quando celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente.

O Prefeito de Registro, Nilton Hirota, explica que as ações serão abrangentes, envolvendo plantio, campanhas de educação ambiental e proposituras municipais. “Teremos a publicação de leis que estabelecem as diretrizes municipais para a gestão de resíduos sólidos e a reativação do Conselho Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CONDEMA)”.

A partir da próxima semana serão publicadas as seguintes leis: Política Municipal de Resíduos Sólidos, Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) e o CONDEMA. “Com esta base legal, a Prefeitura terá condição de evoluir nesta importante área que diz respeito à destinação adequada do lixo gerado no Município”, acrescentou a Secretária Municipal de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente, Daniella Batista.

Uma das primeiras ações relacionadas à implementação do PMGIRS é o Programa de Coleta Seletiva Interna em todos os setores da Prefeitura. A ideia é que os servidores municipais contribuam com a separação dos resíduos gerados no ambiente de trabalho.

ÁGUA – Registro participará do Programa Nascentes que faz parte do Município Verde-Azul do Governo do Estado. A Prefeitura de Registro atuará com a instalação de ecobarreira no Rio Carapiranga, maior afluente do Rio Ribeira de Iguape. Desta forma, será possível evidenciar os tipos e o volume dos resíduos flutuantes depositados no leito do rio, bem como propiciar a limpeza local deste afluente.

Ainda dentro do tema gestão hídrica, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente encerará a Gincana Virtual do Dia Mundial da Água com a entrega da premiação dos vencedores das categorias: Desenho, Foto e Vídeo.

CLIMA – No dia 2/6 haverá o lançamento do Projeto Municípios Paulistas Resilientes. A iniciativa é resultado de um convênio entre a Prefeitura de Registro, a Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente e a agência alemã GIZ, para elaboração do Plano Municipal de Resiliência às Mudanças Climáticas.

O objetivo é somar esforços para a capacitação e a promoção de políticas, planos, medidas e estratégias de resiliência da sociedade paulista frente aos impactos associados à mudança de clima atual e futura. Participarão apenas 13 municípios do Estado de São Paulo e Registro será uma delas.

ARBORIZAÇÃO – Será realizada uma ação de plantio de 12 árvores nativas na próxima segunda-feira (31/5), a partir das 8 horas, no Parque Ecoturístico do Arapongal, em parceria com a Polícia Militar Ambiental.

 

Fonte:

Deixe seu comentário