Portal da Cidade Registro

Região

Secretaria da Justiça celebra Dia do Nordestino nesta sexta-feira

O Dia do Nordestino é comemorado em 2 de agosto no Estado de São Paulo

Publicado em 31/07/2019 às 23:07

Para homenagear os nordestinos que migraram em busca de novas oportunidades, a Secretaria da Justiça e Cidadania, por meio do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Nordestina (Copane), promoverá uma série de atividades em alusão à data, oficializada por meio da Lei nº 8.441/1993, que neste ano completa 26 anos. As ações contam com a parceria da Associação dos Nordestinos do Estado de São Paulo (Anesp). 

No Pátio do Colégio, onde está localizada a Secretaria da Justiça, será montada uma feira com exposição de artesanatos diversos e comidas típicas do Nordeste, como baião de dois, sarapatel, acarajé, danças nordestinas, apresentações musicais. As atividades começam às 10h e encerram às 17h. Também ocorrerão orientações jurídicas, entre outros serviços. 

A partir das 17h, ocorrerá uma solenidade, no Auditório Espaço da Cidadania André Franco Montoro, na Secretaria da Justiça, para entrega da Medalha Luiz Gonzaga a 18 personalidades civis e militares, instituições públicas e privadas que se destacam na luta pelos direitos do nordestino. Ao todo, serão entregues 18 medalhas; o prefeito de São Paulo, Bruno Covas, é um dos homenageados. O evento contará com a presença do secretário da Justiça e Cidadania, Paulo Dimas Mascaretti. 

A honraria, oficializada por meio do Decreto nº 58.259/2012, foi batizada com o nome do cantor nordestino Luiz Gonzaga, conhecido como o Rei do Baião, autor de centenas de músicas entre elas Asa Banca, aclamada pela beleza dos seus versos. 

As comemorações continuam durante o mês de agosto. Nos dias 10 e 11 de agosto, quem for ao Parque da Água Branca conferirá uma feira com comida, produtos e artesanatos nordestinos. Ela funcionará das 10h às 19h.  

Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Nordestina 

O Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Nordestina (Copane), vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania, articula, propõe e monitora as políticas públicas que visam a garantir a defesa dos direitos da comunidade nordestina em São Paulo. Também promove ações para eliminar qualquer forma de discriminação. O Copane foi instituído por meio da Lei Estadual nº 12.061/2005 e do Decreto Estadual nº 50.587/2006. 

O Conselho é composto por 16 membros, sendo oito representantes do poder público e oito da sociedade civil. 

SERVIÇO: 

Homenagens em comemoração ao Dia do Nordestino 

Data: 2 de agosto de 2019 

Feira Nordestina 

Local:Pátio do Colégio 

Horário: 10h às 17h 

Outorga da Medalha Luiz Gonzaga 

Local: Secretaria da Justiça e Cidadania- Auditório Espaço da Cidadania André Franco Montoro 

Horário: 17h 

Endereço: Pátio do Colégio, 184 

Assessoria de Comunicação 

Secretaria da Justiça e Cidadania 

Email: justica@justica.sp.gov.br 

Tel.: (11) 3291-2612 


Fonte:

Deixe seu comentário