Portal da Cidade Registro

Saúde animal

Vacinação Antirrábica em Registro deve ser agendada a partir do dia 1 de agosto

O agendamento deve ser feito no Setor de Controle e Combate às Endemias por telefone, ou comparecendo diretamente no local

Publicado em 29/07/2022 às 14:27
Atualizado em

Tutores de cães e gatos devem ficar atentos a partir do dia 1/8. Quem quer proteger o seu pet contra a raiva precisar agendar primeiro para garantir a dose do imunizante. A nova estratégia da Secretaria Municipal de Saúde por meio do Centro de Controle de Zoonoses e Controle e Combate às Endemias se fez necessária em virtude das poucas doses mensais da vacina disponibilizadas pela Diretoria Regional de Saúde (DRS) XII.

O agendamento deve ser feito no Setor de Controle e Combate às Endemias por telefone, ou comparecendo diretamente no local. Para suprir o baixo estoque do imunizante, a Prefeitura de Registro providenciará a compra de mais de 10 mil doses para ampliar a capacidade de vacinação, expandindo para mais pontos de aplicação. Até o momento foram vacinados 323 cães e 108 gatos.

“O Prefeito Nilton Hirota já determinou a compra de mais vacinas de antirrábica, sabendo da dificuldade de muitas pessoas em levarem os seus animais de estimação em apenas um ponto. Já iniciamos o processo de compra a fim de que esteja disponível o quanto antes e possamos realizar a aplicação nos bairros e regiões mais distantes”, esclareceu o secretário de Saúde, Edson Gauglitz.

A partir deste ano a vacinação será realizada de forma permanente e estará disponível o ano todo. O calendário foi dividido em dois dias da semana. As terças-feiras são destinadas para imunização de cães e as quintas-feiras somente para gatos. 

No momento da aplicação, o tutor precisa ser maior de 18 anos e levar a carteirinha do animal de estimação. Caso não possua carteirinha, será disponibilizada no momento da vacinação. Além disso os cães e gatos precisam ter mais de 4 meses de vida, as fêmeas não devem estar prenhes e não devem estar doentes.

Vale lembrar que não serão disponibilizadas as vacinas para serem realizadas em casa. É obrigatório levar o animal para que a aplicação seja realizada por um profissional capacitado, bem como, para a comprovação da aplicação aos órgãos interessados.

SERVIÇO – Para agendamento basta entrar em contato pelo telefone (13) 3828-4240 ou comparecer no Setor de Controle e Combate às Endemias, situado à rua Dr. Waldemar Lopes Ferraz, 516, Vila Tupy.

Fonte:

Deixe seu comentário