Portal da Cidade Registro

Atendimento à mulher

Vale tem a primeira Casa de Acolhimento da Mulher que sofre violência

O novo equipamento integra as ações do Programa Vale do Futuro e atenderá vítimas de sete municípios da Região

Publicado em 02/08/2022 às 12:35

Na última sexta-feira, 29, foi realizada a cerimônia de inauguração da Casa de Acolhimento da Mulher que sofre Violência, no auditório DRS, no município de Registro. Trata-se do primeiro equipamento para esse fim no Vale do Ribeira e vai atender vítimas de sete municípios da região: Cananéia, Cajati, Iguape, Itariri, Jacupiranga, Pedro de Toledo e Registro.

O projeto foi construído por uma comissão composta pelos municípios, pelas diretorias regionais de Assistência e Desenvolvimento Social (Drads), Ministério Público, Defensoria Pública, Programa Vale do Futuro e CODIVAR.

A definição dos sete municípios se deu levando em conta critérios como distância e tempo de deslocamento. "É muito gratificante ver o resultado do esforço conjunto para viabilizar esta importante iniciativa. Apesar das constantes campanhas de conscientização, a violência doméstica contra a mulher é algo ainda muito presente aqui no Vale e em todo o País. É responsabilidade do gestor público, em todas as instâncias, oferecer alternativa para que essas mulheres possam recomeçar suas vidas”, avalia Ezigomar Pessoa, coordenador geral do Programa Vale do Futuro. Para garantir a segurança das vítimas, o endereço da casa é sigiloso. Ali, as mulheres vítimas de violência e seus filhos serão acolhidos por uma equipe multidisciplinar que prestará atendimento psicológico, jurídico, de saúde e o suporte necessário para reintegrá-los de forma segura e autônoma.

Fonte:

Deixe seu comentário