Portal da Cidade Registro

Covid-19

Vereadores buscam alternativas para reabertura gradual do comércio em Registro

Em ofício endereçado ao prefeito, vereadores requerem informações sobre o quadro geral do Covid-19 em Registro.

Publicado em 29/04/2020 às 07:25

Em ofício endereçado ao prefeito, vereadores requerem informações sobre o quadro geral do Covid-19 em Registro. Informações simples e básicas, mas que podem nortear com segurança a atuação do Poder Público no combate a pandemia mundial  

Em reunião nesta terça-feira, dia 28, os vereadores de Registro decidiram buscar informações detalhadas do cenário de atuação do Covid –19 no Município, junto à Prefeitura para que seja estudada a viabilidade da reabertura gradual do comércio local, fechado há cerca de 40 dias.

Em um ofício endereçado ao prefeito, assinado por todos os vereadores, eles requerem informações sobre o quadro geral do Covid-19 em Registro. Informações simples e básicas, mas que podem nortear com segurança a atuação do Poder Público no combate a pandemia mundial, como por exemplo: qual o perfil dos contaminados; dentre os que apresentaram os sintomas quantos foram testados; se há testes disponíveis para todos; qual é o tempo de duração do ciclo nos infectados; e qual é o índice de internação.

De acordo com os vereadores, essas informações são essenciais para nortear com segurança a reabertura do comércio na cidade, para que Registro passe pela pandemia com o menor impacto possível na economia. Somente com as informações técnicas, seria possível decidir o nível de isolamento ou flexibilização, que Registro deve adotar neste momento.

Os vereadores acreditam que as novas decisões devem ser tomadas em conjunto, e no mesmo ofício questionam se há a possibilidade de que esta decisão possa ser feita em conjunto entre o Executivo e o Legislativo, com a participação da Aciar (Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Registro), Sebrae, Sincomerciários, Ministério Público, Grupo Técnico da Vigilância Sanitária de Registro da Secretaria de Estado da Saúde, DRS-12, Conselho Municipal de Saúde e demais entes e órgãos abrangidos pelo tema.

Para os vereadores, a decisão conjunta baseada em dados técnicos poderá garantir a reabertura do comércio - um dos pilares da economia de Registro, sem colocar em risco a vida da população.


Fonte:

Deixe seu comentário