Portal da Cidade Registro

Cultura

1º Festival de Dança ‘Tributo ao Robocop’ reune grande público em Registro

O evento foi marcado por grande participação popular – especialmente, milhares de jovens – e realizado por um amplo conjunto de apoiadores

Publicado em 30/09/2019 às 06:15

No dia 14 de setembro aconteceu na Praça dos Expedicionários, o Festival de Dança “Tributo ao Robocop”. Idealizado pelos irmãos e amigos em tributo à Memória de uma das maiores referências em Danças Urbanas do Vale do Ribeira, o Festival reuniu milhares de jovens, alimentando a prática cultural popular e multiplicando a esperança de que a cultura popular é uma força de libertação para a maioria de nosso povo e juventude.  

Robocop foi precursor da dança de rua em Registro, e além dos irmãos, trouxe muita gente para esta representação cultural popular, que o faz ser referência até hoje. Robocop, como disse sua mãe, dona Vitória Rocha, “tirou muita criança da rua com a dança”.  

Desde maio deste ano, os irmãos Jair, Marcelo (Xuxo) e Edvaldo (Rivelino) procuraram uma série de apoiadores, na ideia de realizar um grande evento em memória da contribuição cultural que o saudoso Edmir da Rocha, mais conhecido como “Robocop” morreu em 2012.  

Inicialmente, o primeiro apoio/parceria para realização do Festival se deu após reunião no gabinete do mandato Vereadora Sandra Kennedy. Após esse contato, foi-se estabelecendo uma numerosa rede de apoiadores que possibilitou a realização do evento.  

Desde dos seus 14 anos, Robocop já demonstrava todo interesse e amor pela arte da dança. Por onde ele passava se concentrava a sua volta rodas de pessoas atentas a assistir e prestigiar a sua arte. Robocop mantinha um grupo de dança juntos com os seus irmãos (Xuxo, Jair e Rivelino) no qual apresentavam na cidade de Registro e Vale do Ribeira, em escolas, clubes e shows. 

Por meio da arte, trabalhou vários anos com projetos sociais levando às crianças e adolescente a oportunidade de terem acesso ao conhecimento e o prazer de usufruir dessa arte. Como exemplo desse trabalho, Robocop levou os alunos da "AME" (Apoio ao Menor Esperança) a se classificaram em 3°lugar em um festival de dança japonesa, ocorrido na Cidade de São Paulo. 

Em tributo à memória de sua atuação com a Dança de Rua, em favor das crianças, adolescentes e grupos à margem da cultura dominante na cidade, é que se realizou o “1º Festival de Dança Tributo ao Robocop”. Reclamando esta memória, grupos de Registro, Vale do Ribeira e de outros estados confirmaram presença e enriqueceram por demais o Festival de Dança.  

Destacou-se, em especial, os grupos/pessoas que fizeram apresentações culturais: Swing Dance, Pegada Certa, Degradê, Jéssica Costa, Consciência de Rua, Marcus Azevedo, Grupo de Capoeira Nosso Senhor do Bonfim, Developê, Jéssica Franco Ribeiro, Vitória Camila da Rocha, DJ Fox e The4forboys.  

Do mesmo modo, destacamos os apoiadores, que tornaram possível este importante evento: Vereadora Sandra Kennedy, Som da Ilha, Freedom, Vijac, Quadromídia, Fábio Som, Locutor Nelsinho, Posto Montana, Posto Tio Beba, Super 10 Cursos, Professor Jefferson Pécori, Açougue do Mineiro, Mercado Esperança, Pão de Ouro, Niwsan Sacolão e Mercearia, Shopping do Real, Cia do Uniforme, Ciclo Ribeira, Suprema Construções e Reformas, Paulista Tecidos, Tame Variedades, Estúdio Fox Produções e Laura Costureira.  


Fonte:

Deixe seu comentário