Portal da Cidade Registro

Artes

5 filmes ou séries da Netflix para aproveitar o 20 de novembro

Hoje, dia da Consciência Negra, apresentamos filmes que tem como tema principal a questão do negro

Publicado em 20/11/2019 às 08:26
Atualizado em

Cena da minissérie "Olhos que Condenam"

Em virtude do dia 20 de Novembro, dia da Consciência Negra, data em que se celebra o líder negro Zumbi dos Palmares que foi morto na defesa dos negros fugidos dos engenhos que eram duramente escravizados. A luta de Zumbi e de outros líderes negros por meio de luta institucional com o movimento abolicionista, mas também com inúmeras revoltas organizadas em várias regiões do Brasil Colônia.  

A escravidão foi um fenômeno mundial e há uma herança escravagista que tem consequência até os dias de hoje em vários países. Para entender um pouco mais sobre o assunto selecionamos alguns dos títulos que estão disponíveis na plataforma de streaming Netflix. Entre a seleção há filmes e séries com vários temas como escravidão, racismo no esporte, racismo da polícia, sistema prisional entre outros. Vejam as sugestões e bom divertimento.




1. Olhos Que Condenam 

Esta é uma das produções mais recentes da Netflix de 2019, é uma minissérie de apenas 5 capítulos que conta a história real de cinco adolescentes do Harlem, em Nova Iorque, que são presos pela polícia sem nenhum tipo de prova e são falsamente acusados de estupro no Central Park. A minissérie mostra de maneira nua e crua a truculência da polícia e como em aliança com o judiciário condenam negros sem nenhum tipo de critério ou provas. A direção é da cineasta Ava DuVernay a mesma que dirigiu o documentário "A 13ª Emenda". Este é um dos principais sucesso de público da Netflix em 2019 com mais de 20 milhões de visualizações.



2. Black Earth Rising


Este título é daqueles pouco conhecidos que são pérolas escondidas no vasto catálogo da Netflix. Esta é uma série britânica de 10 capítulos sobre um dos mais dramáticos acontecimentos históricos dos últimos 25 anos, o genocídio de Ruanda. Em 2019 o massacre completou 25 anos e matou mais de 1 milhão de pessoas. Na série a atriz Michaela Coel faz a advogada personagem Kate Ashby que foi uma sobrevivente do massacre e foi adotada por uma advogada inglesa especializada em direitos humanos. O julgamento internacional sobre o massacre é o pontapé inicial da série que é cheia de drama e suspense.


3. Raça


Este filme é sobre a trajetória do atleta negro Jesse Owens, corredor norte-americano que venceu as Olimpíadas de Berlim de 1936, em plena Alemanha Nazista de Hitler, defensor da teoria da supremacia branca.


4.  12 anos de Escravidão 


Este filme ganhador de 3 Oscars trata da história real de Solomon Northup, um negro norte-americano, ex-escravo, liberto que foi raptado em 1841 e vendido como escravo. O filme retrata 12 anos que ele passou recebendo um tratamento extremamente cruel. Ótima oportunidade para conhecer as condições em que os negros eram tratados 


5. A 13ª Emenda 


Este documentário norte-americano poderia facilmente ser descrito como um relato das prisões no Brasil, mas é um relato sobre o sistema prisional nos Estados Unidos, muito semelhante ao brasileiro. Neste filme, estudiosos, ativistas e políticos analisam como, mesmo após mais de 200 anos da abolição da escravatura, a população negra dos EUA permanece sendo perseguida e aprisionada no maior sistema prisional das Américas, com mais de 2 milhões de presos e mais da metade de negros em um país onde a população negra é menor que 20%. Filmaço também da diretora Ava DurVernay. 

 



Fonte:

Deixe seu comentário