Portal da Cidade Registro

Ilha Comprida

Artesã do Vale do Ribeira é selecionada para o Revelando SP

A artista Edileuza Maria Ribeiro é instrutora de artesanato que trabalha com fibra de taboa

Publicado em 19/01/2021 às 00:00

A artesã e instrutora de artesanato, Edileuza Maria Ribeiro dos Santos trabalha com fibra de Taboa há cerca de dezoito anos, aptidão descoberta quando uma amiga a convidou para participar de uma oficina de arte na Ilha. “Quando cheguei, descobri a taboa e foi amor à primeira vista”. Mais que passatempo, o artesanato tomou conta de sua vida e se transformou em sua profissão. “Considero um privilégio trabalhar com artesanato e com a taboa. É uma tradição cultural da Ilha, um patrimônio e sou muito feliz com essa atividade”, afirma. 


A beleza , os detalhes e a delicadeza da arte de Edileuza ganharam destaque na Ilha e nas quinze edições do Revelando São Paulo, em que participou. “ Cada ano que participo fico mais encantada, eu sempre falo que o Revelando não é só um evento, é também um escola, onde aprendemos a respeitar o próximo e muito mais”. Além do Revelando, Edileuza leva sua arte a vários eventos da região e da Ilha : Ilha Julina, Festa do Peixe, Festança de Pedrinhas e outras, o que contribui para mostrar a rica cultura do município. 



Suas peças podem ser encontradas na Loja de Artesanato mantida pelo Fundo Social de Solidariedade, que fica no terminal Rodoviário. Encomendas e mais informações também podem ser obtidas pelo facebook Edileuzafibras. 

Edileuza é uma das três artesãs selecionadas para representar a Ilha no Revelando SP on line, o maior evento de economia criativa e cultura tradicional de São Paulo. Em razão da pandemia Covid-19 , as apresentações serão feitas pela plataforma #culturaemcasa, em datas a serem divulgadas nas redes sociais do município. Os representantes da Ilha foram selecionados nas categorias Culinária, Artesanato e Manifestação Artística.




São eles : 

Categoria Culinária 

Manjuba & Cia – Camarão nas Dunas da chef Silvana Cristina Aguiar Souza 


Categoria Artesanato 

Trançados em fibras de taboa - Edileusa Maria , kátia Regina de Oliveira Lopes e Silvia Regina da Cruz de Oliveira


Categoria Manifestação Artística 

Camerata de Rabecas - Grupo de tocadores de Rabecas.



Fonte:

Deixe seu comentário