Portal da Cidade Registro

Bon Odori

Celebração religiosa, cultural e artística marca a 59ª edição

Tradicional festa que homenageia os antepassados aconteceu, pelo terceiro ano consecutivo, no pátio do Templo Budista (Honpa Hongwanji)

Publicado em 21/08/2019 às 05:46

O Bon Odori acontece sempre no mês de agosto e é equivalente ao nosso Dia de Finados. O Bon significa espírito e respeito à memória dos antepassados. Segundo a tradição budista morre-se duas vezes: a primeira é o corpo (matéria) e a segunda, quando são esquecidos, por isso o Bon Odori é celebrado com festa e a dança coletiva conta com participantes de todas as idades perpetuando a cultura para as novas gerações.  

Em Registro, a festa teve apresentações de danças folclóricas nipônicas com grupos locais e convidados, praça de alimentação com pratos típicos da culinária japonesa e distribuição de motis (bolinhos com massa de arroz japonês) e doces que segundo a tradição traz sorte o ano todo para quem os consumir. A festa encerrou com belíssima queima de fogos.

Prestigiaram o evento, o diretor da UCES, Akio Ogawa; o presidente da ACER, Mário Soshim Sakugawa; o presidente do Conseg, Dilson Tsunoda; o secretário municipal de Cultura e Turismo, Carlos Alberto Pereira Junior; a gerente do SESC-Registro, Debora Teixeira; o vereador Marcelo Comeron; representando os deputados Ricardo Madalena e Samuel Moreira, Felipe Rafael; o presidente da Fenivar e UCES, Toshiaki Yamamura; o monge do Templo Budista, Ishin Takahashi; o diretor do Bunkyo de Registro, Rubens Shimizu; o vice-prefeito de Sete Barras, Kiyoharu Endo; os presidentes dos Bunkyos de Registro, Irineu Makoto Kawajiri; de Vargem Grande Paulista, Silvio Furukawa; de Peruíbe, Yuko Yamakawa e de Sete Barras, Kiyomi Ota e o prefeito Nilton Hirota, acompanhado pela esposa Eliane Yamamaru.


Fonte:

Deixe seu comentário