Portal da Cidade Registro

Cultura

#CulturaEmCasa apresenta longas internacionais, teatro e shows para as férias

Produções cinematográficas do Japão, Eslováquia, Espanha, Hungria e Djibouti integram o especial

Publicado em 05/01/2023 às 10:30

Maior plataforma de streaming cultural gratuita do país, a #CulturaEmCasa preparou uma programação especial para as férias de janeiro. Em “Férias dos Sonhos É Aqui, Você e Eu”, o público vai encontrar produções elogiadas por público e crítica do Japão, da Eslováquia, da Espanha, da Hungria e de Djibouti, na África Oriental, com destaque para os gêneros drama, comédia e animação. A plataforma, iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, com gestão da Amigos da Arte, apresenta também atrações do Teatro Sérgio Cardoso Digital e do Teatro Estadual de Araras.

Para agradar a criançada, a plataforma separou um conteúdo de teatro específico. “Pinocchio – uma história de circo”, “Pretinha adormecida”, “O pequeno herói preto” e “Canções para crianças de 8 a 80” integram a programação.

Entre os destaques do Teatro Sérgio Cardoso Digital estão shows com Paulinho Moska e Renato Luciano, José Miguel Wisnik, Brau e Mulheres Centenárias, uma homenagem às mulheres icônicas que emprestaram originalidade e talento à cultura brasileira. No palco, artistas de prestígio — como o jovem Ayrton Montarroyos e a diva da Bossa Nova, Claudette Soares — celebram o centenário de sete grandes mulheres e artistas brasileiras: a dama do samba, Dona Ivone Lara; as divas da Era de Ouro do Rádio Dalva de Oliveira, Carmen Costa, Marlene e Elizeth Cardoso; a precursora do canto moderno no samba-canção, Nora Ney; a compositora vanguardista Dora Lopes; além da grande dama do teatro, Bibi Ferreira.

Do Teatro Estadual de Araras, no interior de São Paulo, a plataforma #CulturaEmCasa destaca o espetáculo infantil “Astronaut(a)”, que conta a história de Ana, uma menina diferente que conversa com as estrelas todas as noites e tem um sonho: ser astronauta e morar no espaço.

Confira os destaques da programação de férias

Fogos de Artifício

Em um dia de verão, um grupo de meninos que cursam a sexta série discute se os fogos de artifício são “esféricos” ou “planos” quando explodem no céu. No dia em que uma exibição de fogos de artifício está planejada, eles embarcam em uma jornada em busca de uma resposta. Enquanto isso, uma de suas colegas de classe, Nazuna, está preocupada com a separação de seus pais e, secretamente, decide fugir com um dos meninos do grupo.

Direção: Shunji Iwai. Elenco: Yuta Yamazaki, Megumi Okina, Takayuki Sorita, Randy Havens, Kenji Kohashi e Kento Sakuragi. Distribuição: Filmicca.

Duração: 50 min. Ano 1995. Gênero: Drama. Classificação: 12 anos. Origem: Japão


Juventude

Asma, Hibo e Deka são três jovens garotas que ficam muito amigas no último ano do ensino secundário. Elas buscam, em sua relação de companheirismo, força e opinião sobre acontecimentos presentes e sobre o futuro. De classes sociais diferentes, elas têm em comum apenas uma dúvida: sair da cidade onde nasceram ou tentar estudar em uma faculdade na França? “Juventude”, de Lula Ali Ismaïl, é não só o primeiro filme realizado no Djibouti, como também o primeiro longa-metragem dirigido por uma mulher no país.

Direção: Lula Ali Ismaïl. Elenco: Amina Mohamed Ali, Tousmo Mouhoumed Mohamed e Bilan Samir Moubus. Distribuição: Filmicca.

Duração: 1h25min. Ano: 2019. Gênero: Drama. Classificação: 14 anos - Origem: Djibouti, País na África Oriental.


Rebeldes de Verão

Jonas não vê a hora de passar as férias de verão explorando o interior da Eslováquia com o avô, Bernard, mas nem tudo sai como ele imagina. Ao saber que sua mãe tem planos de passar as férias de verão no litoral, o garoto decide fugir rumo à casa do avô. Porém, ao chegar, descobre que o vovô legal se tornou um velho rabugento e mal-humorado. Felizmente, Jonas logo faz amizade com a vizinha e, juntos, criam um esquema para arrecadar dinheiro para uma jangada, desencadeando uma série de travessuras que causam alvoroço no local.

Direção: Martina Saková. Elenco: Eliáš Vyskočil, Pavel Nový, Liana Pavlíková, Kaya Marie Möller, Szidi Tobias, Jana Oľhová. Distribuição: Filmicca

Duração: 1h32min. Ano: 2020. Gênero: Comédia. Classificação: 10 anos. Origem: Eslováquia


Verão, 1993

Após a morte de sua mãe, a pequena Frida, de seis anos, é enviada para o interior da Catalunha para viver com seus tios e sua prima mais nova, no verão de 1993. Sem entender exatamente o que aconteceu e tentando assimilar o mundo à sua volta, a garotinha tem dificuldade de se adaptar à nova realidade, em um lugar novo, sem os pais. Sob o olhar ingênuo da protagonista, o filme tem uma visão muito sensível da complexidade das relações familiares, das necessidades de uma criança em meio a processo de perda e da condição humana de finitude.

Direção: Carla Simón. Elenco: Laia Artigas, Paula Robles, Bruna Cusí, David Verdaguer, Fermí Reixach e Isabel Rocatti. Distribuição: Filmicca

Duração: 1h37min. Ano: 2017. Gênero: Drama. Classificação: 12 anos. Origem: Espanha


Cidade dos Gatos

Clássico cult entre os espectadores húngaros, “Cidade dos Gatos” é uma comédia animada que parodia filmes de ação, crime, ficção científica e terror, além de se referir a filmes específicos, como James Bond. O filme, cujos personagens são gatos, camundongos e ratos, é protagonizado pelo agente secreto Grabovsky, um camundongo enviado à cidade de Pokyo para obter o plano secreto de uma máquina que pode salvar a civilização de ratos da aniquilação felina.

Direção: Béla Ternovszky. Distribuição: Filmicca

Duração: 1h33min. Ano: 1986. Gênero: Animação. Classificação: 14 anos. Origem: Hungria


Hana e Alice

Hana e Alice vivem uma grande amizade desde a infância. Com um espírito mais livre e um tom de liderança, Alice geralmente não se preocupa com as consequências de suas ações. Hana, por sua vez, leva as preocupações muito a sério. Ao começarem o colegial, as duas têm a amizade colocada à prova quando se apaixonam pelo mesmo garoto. Um retrato sutil das emoções íntimas da adolescência, o filme foca detalhes de uma forma sensível, quase mágica — e muitas vezes engraçada.

Direção: Shunji Iwai Elenco: Anne Suzuki, Yû Aoi, Tomohiro Kaku, Shôko Aida, Hiroshi Abe e Sei Hiraizumi. Distribuição: Filmicca

Duração: 2h16min. Ano: 2004. Gênero: Comédia/Drama. Classificação: 12 anos. Origem: Japão

Fonte:

Deixe seu comentário