Portal da Cidade Registro

FANTLATAM

Festivais de Cinema Fantástico serão representados por Monica Trigo

A gestora cultural trabalhou nas prefeituras de Cananéia e Ilha Comprida e também foi responsável pela reativação do polo cinematográfico de Paulínia

Publicado em 07/07/2020 às 07:20
Atualizado em

A FANTLATAM - Aliança Latino-americana de Festivais de Cinema Fantástico, por meio dos seus membros, escolheu no último dia 6 de julho, a primeira presidente da instituição de forma unânime.


A escolhida para representar os 10 festivais que compõem a Aliança é a brasileira Monica Trigo, gestora cultural com vasta experiência no meio cinematográfico e audiovisual.


Monica Trigo trabalhou em duas prefeituras do Vale do Ribeira. Em Ilha Comprida foi Secretária de Cultura entre os anos de 2015 a 2017. Já na cidade de Cananéia, foi assessora da prefeitura para realizar diagnóstico, programação e articulação na área de cultura da cidade.


Monica também foi Secretária do Município de Paulínia enter 2013 e 2015, foi a responsável pela realização do Paulínia Film Festival e também pela retomada das atividades do pólo cinematográfico da cidade.



Como produtora executiva ela atuou no documentário e da série RIO DE TOPLESS, do Canal Brasil.


Atualmente é diretora do CINEFANTASY – Festival Internacional de Cinema Fantástico.


De acordo com Monica Trigo, “nesse momento onde há um desmanche da cultura e sobretudo do audiovisual no Brasil, representar os festivais da América-latina tem um potente elemento simbólico”. 


O objetivo da aliança é compartilhar experiências, conteúdos e apoiar o cinema fantástico. 


Nos últimos anos o cinema Fantástico tem consagrado obras do gênero nos mais significativos festivais e prêmios do mundo: 

“A Forma da Água” de Guillermo del Toro venceu o Festival de Veneza em 2017 e recebeu quatro estatuetas do Oscar 2018 e em 2019, o Festival de Cannes premiou “Parasita” de Bong Joon-Ho com a Palma de Ouro de Melhor Filme e o brasileiro “Bacurau” de Juliano Dornelles e Kleber Mendonça Filho com o Prêmio do Júri e em 2020 a cerimônia do Oscar reverenciou o sul coreano “Parasita” com os principais prêmios da academia, Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro e Melhor Filme Estrangeiro, de forma inédita.


Na América Latina podem ser destacados os filmes: "Morto Não Fala", Dennison Ramalho,  "O Cemitério das Almas Perdidas", de Rodrigo Aragão (inédito) do Brasil e o diretor argentino Andy Muchietti, responsável pelos filmes, Mamá, IT: A Coisa e IT: Capitulo 2.



A FANTLATAM é composta pelos seguintes festivais:


- 1000 Gritos, Buenos Aires Rojo Sangre e Terror Córdoba (Argentina),


- Boca do Inferno e Cinefantasy (Brasil),


- Fixion (Chile),


- Zinema Zombie (Colômbia)


- Macabro (México),


- Panamá Horror (Panamá) 


- Montevideo Fantástico (Uruguai)



Serviço:


FANTLATAM

www.fantlatam.com



Fonte:

Deixe seu comentário