Portal da Cidade Registro

SESC

Encontro "Mulheres Plurais" discute saúde mental e educação indígena

Atividade online faz parte do projeto "Conversando sobre Diversidade" e vai ao ar nesta quinta, dia 18 de março, pelo canal do Sesc Registro no YouTube

Publicado em 17/03/2021 às 08:39
Atualizado em

Em continuidade aos encontros online “Mulheres Plurais” que o Sesc Registro está realizando ao vivo em seu canal no Youtube, nesta quinta-feira (18/03) estará em pauta o tema "Educação e Saúde Ment al, o cuidar de nós", um diálogo transversal sobre a construção da identidade indígena por meio da educação e projetos culturais e a saúde mental e emocional das mulheres negras, em especial, das lésbicas negras.

A conversa será conduzida por Cristine Takuá e Alaine Santana e terá como mediadora Ariane Carvalho, agente de Educação Ambiental e técnica de referência em Diversidade Cultural do Sesc Registro. A tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) será feita por intérpretes mulheres.

Cristine Takuá é filósofa, artesã e professora na Escola Estadual Indígena Txeru Ba’e Kua-I que fica em sua comunidade, a aldeia do Rio Silveira, localizada no litoral paulista. É representante do nucl eo de educação indígena dentro da Secretaria de Educação de São Paulo e uma das fundadoras do Fórum de Articulação dos Professores Indígenas do Estado de São Paulo (FAPISP). É também fundadora e diretora do Instituto Maracá, onde trabalha com resiliência cultural e memória indígena.

Alaine Santana é psicóloga e reside em São Paulo. Em seu perfil no Instagram (@lesbicanegraecaminhao) ela se dedica a dar visibilidade às lésbicas negras e atua pelo respeito às suas histórias, vivências e corpos, considerados "fora do padrão" e que sofrem opressões e múltiplas violências. No conteúdo produzido em sua rede social, Alaine reflete sobre a importância do cuidado e as estratégias para garantir a saúde mental das lésbicas negras.

O encontro terá ainda como coparticipantes a psicóloga, escritora e professora Jaqueline Gomes de Jesus (RJ) e a filósofa e professora Katiuscia Ribeiro (RJ).

Este é o segundo encontro do projeto "Mulheres Plurais", promovido pelo Sesc Registro com o intuito de refletir sobre questões socioculturais que permeiam a vida de populações historicamente submetidas a condições de desigualdade, preconceitos, de violências e violação de direitos. "São mulheres negras, indígenas, trans, lésbicas, gordas e com deficiência dialogando de forma transversal sobre o que é ser mulher, a partir da construção do sujeito e suas existências diversas", destaca Ariane Carvalho, que coordena a atividade. "Ao estimular o diálogo sobre as diversidades e o respeito às diferenças, o projeto busca colaborar para a construção de uma sociedade justa e com relações de equidade".

O terceiro encontro será no dia 25 de março, também pelo canal do Sesc Registro no YouTube, às 19h, e discutirá os "Lugares de Existência" dados às mulheres negras, trans e com deficiên cia. Participarão como convidadas a escritora, professora e psicóloga Jaqueline Gomes de Jesus (RJ) e a assistente social Fernanda Vicari, liderança do Coletivo Feminista Ellen Keller de Mulheres com Deficiência (RS).

Para participar dos encontros acesse: http://bit.ly/YTMulheresPlurais

Sobre o projeto "Conversando sobre Diversidade"

A primeira edição do "Conversando sobre Diversidade" no Vale do Ribeira foi realizada pelo Sesc Registro em 2019, com 11 encontros presenciais que incentivaram a reflexão sobre a cultura LGBTQIA+, incluindo entre os assuntos abordados identidade de gênero, transfobia, mercado de trabalho, saúde, educação e direito à cidade. Em função da pandemia, os encontros foram suspensos, e estão sendo retomados agora, em formato online, com a série de diálogos "Mulheres Plurais", pautando entre os temas desta edição racismo, transfobia, ausê ncia de acessibilidade e gordofobia.

A iniciativa faz parte do Programa Diversidade Cultural - Gênero e Sexualidade do Sesc São Paulo, que busca valorizar seus diversos públicos ao estimular a autonomia pessoal, a interação e o contato com expressões e modos diversos de pensar, sentir, agir.

Programação:

Conversando sobre Diversidade: Mulheres Plurais

2º Encontro: Educação e Saúde mental, o cuidar de nós

18/03 - quinta-feira - 19h

Participantes: Alaine Santana (SP) e Cristine Takuá (SP)

Coparticipantes: Jaqueline Gomes de Jesus (RJ) e Katiuscia Ribeiro (RJ)

Link de acesso: https://youtu.be/DLR4jRSFAGs

3º Encontro: Lugares de Existência

25/03 - quinta-feira - 19h

Participantes: Fernanda Vicari (Coletivo Helen Keller/RS) e Jaqueline Gomes de Jesus (RJ)

Coparticipantes: Alaine Santana (SP) e Magô Tonhon (SP)

Link de acesso: https://youtu.be/sHYkZtjF7ZY

Fonte:

Deixe seu comentário