Portal da Cidade Registro

Nova iniciativa

Fábrica de Cultura de Iguape recebe inscrições para Banco de Projetos

Objetivo é selecionar propostas para compor programação de cursos e oficinas nas unidades das Fábricas de Cultura gerenciadas pela Poiesis

Publicado em 30/08/2022 às 17:56
Atualizado em

O programa Fábricas de Cultura está buscando novas propostas para cursos e oficinas a serem realizados nas unidades das zonas Norte e Sul da Capital e Região Metropolitana de São Paulo (Osasco e Diadema), e no Vale do Ribeira (Iguape), gerenciadas pela Poiesis. O Banco de Projetos das Fábricas de Cultura é uma iniciativa da área artístico-pedagógica, responsável pelas ações de formação e tem como objetivo diversificar as linguagens artísticas oferecidas para as várias demandas do público.

De forma abrangente e dinâmica, o Banco de Projetos irá receber propostas de formação para os Workshops (Oficinas) a serem desenvolvidos na programação de férias (janeiro ou julho), com uma carga horária de duas horas; e/ou para os cursos regulares (Trilhas de produção), com uma carga horária entre 16 e 20 horas, distribuídas em encontros de duas a três horas de duração, ou entre 32 e 60 horas, distribuídas em encontros de três horas de duração. As propostas devem trabalhar com as seguintes áreas: Artes Visuais; Dança; Fotografia, Cinema e Vídeo; Gestão e Produção Cultural; Inovação e Tecnologias; Literatura; Música; e Teatro.

As pessoas interessadas devem encaminhar as propostas de projetos no formato PDF para para um e-mail específico do setor artístico-pedagógico do Programa: acesse o contato e saiba mais sobre as informações que precisam ser apresentadas pelo site das Fábricas de Cultura (clique aqui). Entre os pontos que precisam constar nos projetos estão: informações detalhadas sobre as metodologias que serão trabalhadas; cronograma, classificação etária indicada para os participantes (entre 8 e 21 anos ou a partir de 14 anos) e descritivo da atividade (até 5 linhas).

As propostas serão avaliadas pela relevância conceitual, a clareza na apresentação de objetivos e justificativa, além do alinhamento com as diretrizes pedagógicas do Programa Fábricas de Cultura:

O estímulo sistemático à experimentação, à criação e à mediação com foco nas abordagens de caráter inter e transdisciplinar.

O compromisso com a promoção da equidade, com a inclusão da diversidade de sujeitos das comunidades em que estão inseridas as Fábricas de Cultura, bem como o pleno reconhecimento e valorização de suas identidades expressas no campo das relações étnico-raciais, das relações de gênero, da diversidade sexual e das relações intergeracionais.

O reconhecimento e a valorização dos repertórios pessoais dos participantes e de suas comunidades, a proposição de mediações entre esses repertórios e a produção ampla no campo da arte e da cultura.

O Banco de Projetos é uma iniciativa permanente e receberá propostas ao longo de todo o ano. Antes do início de cada semestre, uma equipe de profissionais multidisciplinar que atua nas unidades das Fábricas de Cultura gerenciadas pela Poiesis – Brasilândia, Capão Redondo, Diadema, Iguape, Jaçanã, Jardim São Luís, Osasco e Vila Nova Cachoeirinha – iniciará o processo de avaliação das propostas para seleção. O envio do projeto, contudo, não garante a seleção e contração dos interessados.

Para mais informações, entre em contato com a área através do e-mail (bancodeprojetos_pedagogico@fabricasdecultura.org.br). O Programa Fábricas de Cultura é da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

Fonte:

Deixe seu comentário