Portal da Cidade Registro

Empreendedorismo

Leilão Virtual de Artesanato do Vale do Ribeira será realizado no dia 23

Participantes fazem parte de grupos de artesãos do Projeto Dá Gosto Ser do Ribeira

Publicado em 16/11/2020 às 22:00
Atualizado em

Um grupo de artesãos participantes do Projeto Dá Gosto Ser do Ribeira vai realizar um Leilão Virtual de Artesanato do Vale do Ribeira no dia 23 de novembro, a partir das 9h. Serão ofertadas mais de 50 peças e os lances serão feitos por meio de um grupo de WhatsApp que será criado para a ação. Os interessados podem se inscrever no link https://bit.ly/artesanatoVR. 

O leilão é uma das ações previstas pelo grupo para o enfrentamento da crise. Desde o início da pandemia, o Sebrae começou os trabalhos para fortalecer a economia criativa com destaque para o artesanato local dentro do PDL – Programa de Desenvolvimento Local. 

As capacitações começaram com cerca de 60 artesãos de Miracatu e Ilha Comprida, que receberam orientações sobre gestão e empreendedorismo, como controle de caixa, precificação, estoque, redes sociais, valorização da cultura regional e acesso novos mercados. 

“Participar deste curso promovido pelo Sebrae me fez repensar meu trabalho. Fazia por prazer e para me ajudar a enfrentar a ansiedade pós-aposentadoria. Hoje vejo que é possível ver meu artesanato como um negócio”, destaca Lucia Maria Gonçalves Lorena, da Coisas da Lucinha. 

Parcerias 

O trabalho do grupo envolveu uma parceria com o IFSP (Instituto Federal de São Paulo) – Campus Registro. Os alunos dos projetos EMPREENDIF e Eu Divulgo Pra Você apoiaram os artesãos para melhoria das redes sociais, confecção de controle de caixa e precificação dos produtos. 

Os artesãos participaram ainda da oficina de design para artesanato em parceria com a arquiteta e designer Ana Paula Nogueira de Carvalho, estão cadastrados no site Pertinho de Casa e foram inseridos no Projeto Dá Gosto Ser do Ribeira. 

Dentro do projeto, os empreendedores foram estimulados a confeccionarem peças com a marca e o logotipo do projeto. As criações foram expostas e comercializadas em eventos e estão presentes na prateleira de produtos regionais dentro do espaço de coworking Ribeira Hub, que também é parceiro no Leilão Virtual cedendo o espaço e fotografia profissional das peças apresentadas. 

“Participar dos cursos do Sebrae foi um divisor de águas na minha nova carreira, após a aposentadoria. Hoje, sou artesã profissional! Já participei até de Rodada de Negócio, tenho uma marca com logo profissional e exponho meus produtos no Ribeira Hub em Registro”, destaca Elisabete Carneiro Ribeiro Alves, do Empório Origem Caiçara. 

Sobre o projeto 

O “Dá Gosto Ser do Ribeira”, realizado pelo Sebrae-SP e pela Garimpo de Soluções, integra as atividades da Unidade de Políticas Públicas e Relações Institucionais do Sebrae-SP, em colaboração direta com os Escritórios Regionais do Vale do Ribeira e Sudoeste Paulista, que englobam os municípios da região. Conta com o apoio do Codivar – Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeira e Litoral Sul, em conformidade com diretriz do Sebrae Nacional que propõe ações conjuntas de relacionamento com consórcios municipais. O projeto estabelece ainda diálogo com o programa Vale do Futuro, do Governo do Estado de São Paulo, no intuito de somar esforços para a geração de impactos positivos e fomento ao empreendedorismo. Para conhecer mais sobre o projeto acesse o site: https://sebrae.contatosebraesp.com.br/economiacriativa

Fonte:

Deixe seu comentário