Portal da Cidade Registro

kkkk 100 anos

Mosaico de Saberes do Sesc Registro traz uma mostra da cultura tradicional

Em celebração às histórias do centenário do KKKK, edição especial do projeto neste fim de semana expõe produção artesanal e comunidades tradicionais

Publicado em 28/07/2022 às 08:40
Atualizado em

Como parte da programação que o Sesc Registro está promovendo para celebrar as histórias e memórias vinculadas ao prédio do KKKK e ao território do Vale do Ribeira, a unidade realiza neste fim de semana edição especial do projeto Mosaico de Saberes, apresentando uma mostra da sociobiodiversidade que forma o Vale do Ribeira.

Na exposição que acontece dias 30 e 31 de julho (sábado e domingo), a partir das 13h30, estarão representantes do Sítio Shimada, Sítio Yamamaru, Quilombo Peropava e Aldeia Itapu Mirim, de Registro, para expor seus trabalhos artesanais e produções alimentares, além de conversar com o público sobre as atividades que desenvolvem em seus sítios e comunidades.

O Mosaico de Saberes é um projeto na área de Educação para Sustentabilidade do Sesc Registro que envolve o compartilhamento de saberes e boas práticas socioambientais do Vale do Ribeira. Além de valorizar o trabalho e apreciar a produção de grupos locais e comunidades tradicionais da região, o visitante tem a oportunidade de adquirir os produtos no local, por isso é recomendável que leve uma sacola para acondicionar os produtos.

O Sítio Shimada - cuja família vem da geração de imigrantes japoneses que chegou a Registro em 1913 - levará ao Mosaico de Saberes diversos produtos. Destaque para os chás (preto e verde) orgânicos produzidos na fábrica artesanal desde 2014. Também estarão expostos os casadinhos amanteigados (com goiabada ou doce de leite) e o tradicional Karintô, biscoito feito à base de farinha de trigo com gengibre e gergelim - uma receita que vem de geração em geração na família. Do sítio também vai ter o doce de lichia, feito com a polpa cozida com chá preto, além do kombucha, bebida fermentada à base de chá e saborizada com frutas orgânicas: lichia, amora, cambuci ou cajamirim.

O chá também é produto de destaque no Sítio Yamamaru, localizado no bairro da Raposa, entre os municípios de Registro e Sete Barras, local que mantém uma das mais antigas e tradicionais comunidades japonesas da região. Além de artesanal, o chá da família Yamamaru tem outra característica: é produzido em sistema agroflorestal, cultivo que mescla o plantio de alimentos com árvores, imitando os processos da natureza. No caso, o plantio de chá do sítio se desenvolve na mesma área com a palmeira juçara, árvore símbolo da Mata Atlântica por sua importância ecológica. No Mosaico de Saberes, o Sítio Yamamaru levará chá preto, chá verde e o mel agroflorestal, além de outros objetos que remetem à memória da colheita do chá na região.

Do Quilombo Peropava de Registro estarão na exposição alimentos tradicionais produzidos na comunidade, que reúne cerca de 30 famílias no bairro do mesmo nome e que teve o reconhecimento oficial como quilombo em 2011. Entre os produtos estão a farinha de mandioca, o cuscuz de arroz com coco e amendoim, o beiju de arroz, a coruja – um alimento típico da região feito à base de mandioca, a bananinha frita, pão caseiro feito com biomassa de banana verde e outras pequenas delícias, como os sequilhos.

A cultura e as tradições do povo Guarani estarão representadas no Mosaico de Saberes pela aldeia Itapu Mirim, localizada no bairro Votupoca, em Registro, onde a comunidade faz seus cultivos agrícolas tradicionais para autoconsumo, além da prática do artesanato. Representantes da comunidade indígena vão levar para a exposição uma mostra de seus produtos artesanais, como as biojoias, cestarias e esculturas feitas com caixeta.

Serviço:

Sesc Registro - Exposição

Mosaico de Saberes: Especial 100 anos de histórias

Dias 30 e 31 de julho (sábado e domingo)

A partir das 13h30

Com Sítio Shimada, Quilombo Peropava, Sítio Yamamaru e Aldeia Itapu-Mirim – Registro

Local: Marquise

Os produtos estarão disponíveis para venda – recomendável levar sua sacola!

Mais informações:

https://www.sescsp.org.br/unidades/registro/

https://www.facebook.com/sescregistro/

https://www.instagram.com/sescregistro/

https://www.youtube.com/c/SescRegistroSP


Fonte:

Deixe seu comentário