Portal da Cidade Registro

Arte e Cultura

Músico e Luthier do Théâtre Du Soleil visita o Grupo Caixa Preta de Teatro

Jean-Jacques falou sobre seu acervo de quase 3 mil instrumentos musicais, dentre os quais, cerca de 800 criados por ele, por isso o título de luthier

Publicado em 06/09/2022 às 10:27

Um privilégio. O premiado compositor, multi-instrumentista e luthier da companhia Théâtre Du Soleil sediado desde a década de 60 em Paris na França, Jean Jacques Lemêtre esteve pessoalmente em Registro, compartilhando experiências com os aprendizes do Programa Território das Artes criado e realizado pelo Grupo Caixa Preta de Teatro por meio da Associação Companhia das Artes.

O multiartista estava acompanhado com o grande maestro, compositor e pesquisador Marcello Amalfi com quem se juntou e mostrou um pouco de seu trabalho e técnicas prestigiadas em todo o mundo. Falou a respeito do seu ingresso e atuação como um dos alicerces da aclamada companhia francesa Théâtre Du Soleil.

Na oportunidade revelou seu olhar sobre as relações entre teatro e música a partir dos princípios que balizam o processo criativo unificado das cenas e músicas operado por ele, pela diretora Ariane Mnouchkine e pelos demais membros da trupe durante a elaboração de seus espetáculos desde 1978.

Jean-Jacques falou sobre seu acervo de quase 3 mil instrumentos musicais, dentre os quais, cerca de 800 criados por ele, por isso o título de luthier. Também abordou atividades que desenvolve paralelamente, como concertos e trilhas sonoras para o teatro, cinema e televisão para várias partes do mundo.

Saiba mais - Compositor, multi-instrumentista e luthier, ingressou na companhia Théâtre Du Soleil em 1978, e se tornou um dos mais premiados músicos do teatro do mundo. Aclamado pela academia e crítica, fez questão junto com Marcello Amalfi de conhecer o trabalho de referência em todo o Vale do Ribeira e também no Brasil desenvolvido por Fabiano Muniz e Fernando Barbosa em quase 28 anos. E em parceria com o coreógrafo Emerson Trankas tem ganho ainda mais notoriedade e importante destaque no meio cultural não só no País como fora dele.

" Pra nós é uma honra e um imenso previlégio viabilizar a visita destes mestres em nossa cidade e em nosso teatro; e poder dividir isso com nossos aprendizes é a oportunidade de oferecer uma formação séria, pautada em conhecimento e referencial artístico de excelência" define Fernando Barbosa produtor do espaço Caixa Preta de Teatro.

Além do apoio do Portal da Cidade Registro, a visita desses grandes artistas contou com o apoio e patrocínio do Grupo Federal Invest, Hotel Régis, Carne e Queijo, Restaurante Espaço Gourmet e Fulana Banana. Um espetáculo.


Fonte:

Deixe seu comentário