Portal da Cidade Registro

"Nasce o MIS"

MIS comemora 50 anos com exibição de curta experimental

Sessão será seguida de bate papo com convidados especiais para discutir a importância do museu para o audiovisual brasileiro

Publicado em 30/05/2020 às 02:00
Atualizado em

Neste sábado, 30 de maio, a partir das 17h30, haverá uma sessão de cinema online especial em comemoração aos 50 anos do Museu da Image e do Som (MIS), seguida de bate-papo online.

A sessão será do curta experimental Nasce o MIS (Dir. Eduardo Leone, Brasil, 1970, 12 min, livre), por ocasião da inauguração da instituição.

O filme reflete sobre a criação do Museu Imagem e do Som em paralelo à transformação da cidade de São Paulo nos anos 1970 e dos avanços tecnológicos de suporte de imagem e som. A partir de um olhar experimental, o curta documenta as perspectivas de uma instituição que deve salvaguardar a memória do Estado de São Paulo por meio da imagem e do som, justamente no momento em que estes suportes determinam uma efervescência cultural e um olhar de contracultura sobre o presente.


Bate-papo


Participaram da realização do curta alunos da recém-fundada faculdade de cinema da Universidade de São Paulo como Eduardo Leone (direção), Ismail Xavier (montagem) e Marília Franco, assinando como Marília Aires (assistente de direção). Às 18h, após a exibição do filme, que será veiculado no canal do MIS no YouTube, acontece um bate-papo com Ismail Xavier (pesquisador, crítico e professor de cinema), Ocrana Lira, supervisora da área de acervo do Museu da Imagem e do Som de São Paulo, Andre Fratticosta (cineasta e professor de cinema) e Bruno Cucio (produtor e professor de cinema).



Fonte:

Deixe seu comentário