Portal da Cidade Registro

Cultura

“No Meio do Caminho” celebra o dia da visibilidade trans pela #CulturaEmcasa

Texto de Luh Maza, primeira roteirista trans da tv brasileira, coloca em discussão o espaço da mulher na sociedade; conteúdo entra em cartaz em 29 de janei

Publicado em 16/01/2023 às 10:32

Para celebrar o dia da visibilidade trans, a #CulturaEmCasa, maior plataforma de streaming e vídeo por demanda da América Latina, estreia “No Meio do Caminho”. Com direção de Danilo Miniquelli, “No Meio do Caminho” apresenta uma linguagem híbrida, que mistura teatro e audiovisual. O lançamento do cine-teatro acontece em 29 de janeiro às 21h.

Com texto de Luh Maza, finalista no Prêmio Jabuti, as atrizes Daniela Sevilha e Renata Perón conversam sobre o meio do caminho das expectativas humanas, o momento de suspensão sobre a reflexão em relação ao amanhã, os arrependimentos, dúvidas, julgamentos e anseios. Coloca em discussão o espaço da mulher na sociedade e como seus corpos e mentes são afetados: o moralismo, a vontade de burlar regras e ao mesmo tempo que se apoiam, se estranham, mas acima de tudo, criam afetos e identificação.

“É uma obra melancólica que não traz dor, mas traz de maneira poética, uma não resposta, um não lugar, uma crueza, dentro do simbolismo poético”, ressalta o diretor, Danilo Miniquelli. “No Meio do Caminho” é um projeto contemplado pelo PROAC Expresso Lei Aldir Blanc – LAB 36/2020 – Produção e Temporada de Espetáculo de Teatro com Apresentação Online.

De acordo com o diretor, “No Meio do Caminho” é uma viagem ao/do interior feminino. “É uma pessoa em um momento de reflexão, não é palpável, não é real. É como se nós conversássemos com nós mesmos em dimensões diferentes. Não há ônibus, não há pessoas, mas há existências e dimensões diferentes. É um meio do caminho, entre o antes e o depois, o real e irreal, entre a verdade e mentira, entre a vida e morte. É estático, essa palavra define muito bem, é uma obra estática, que se desenha no mesmo lugar e ganha movimentos sem sair deste lugar”, delibera.

“Nossa intenção é mais uma vez jogar luz sobre temas da atualidade, tendo como objetivo visibilizar a causa trans em prol de uma luta por direitos. A plataforma gratuita #CulturaEmCasa, já no seu terceiro aniversário, tem sido uma ferramenta primordial para veicular conteúdos potentes como este", diz Danielle Nigromonte, diretora-geral da Amigos da Arte, gestora da plataforma.

Para assistir “No Meio do Caminho”, basta acessar gratuitamente a plataforma #CulturaEmCasa pelo site https://culturaemcasa.com.br/ ou pelo APP #CULTURAEMCASA, disponível em IOS e Android, a partir de 29 de janeiro até 29 de maio.

Sinopse

No Meio do Caminho – Duas mulheres desconhecidas, que se percebem sozinhas, trancadas em um ônibus quebrado em uma estrada escura e sem movimento, onde só conseguem enxergar um corpo na estrada em meio ao breu. Elas então passam a dividir seus medos, anseios, sonhos e expectativas, sem ao menos saber se chegarão ao mesmo destino que se propunham, Terra Nova, pois estão presas no meio do caminho

Fonte:

Deixe seu comentário