Portal da Cidade Registro

Cultura

Parceria internacional garante o I Fórum de Patrimônio Jovem Espanha-Brasil

O evento, organizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e o Colégio Miguel de Cervantes, foi realizado em São Paulo

Publicado em 21/11/2019 às 06:16

Por meio de uma parceria da Prefeitura de Registro, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Economia Criativa com a equipe de Educação Patrimonial do IPHAN, Jovens da Comunidade Quilombola do Peropava de Registro participaram do I Fórum de Patrimônio Jovem Espanha-Brasil.

O evento, organizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e o Colégio Miguel de Cervantes, foi realizado em São Paulo, de 15 a 17 de novembro e contou com a participação de noventa estudantes brasileiros e espanhóis da Rede de Escolas Associadas da UNESCO.  

Durante três dias, os jovens, participaram de oficinas ministradas por representantes do Ministério da Cultura da Espanha e do Iphan, em espanhol e em português. 

As oficinas tiveram como foco os processos de escuta dos jovens, suas percepções sobre o tema do Patrimônio Cultural e sustentabilidade. “O objetivo foi ouvir as leituras de mundo desses jovens e convidá-los a refletir sobre o futuro. É entender o que esperam e desejam de uma sociedade que precisa urgentemente exercitar estilos de vida sustentáveis e que valorize a interculturalidade e os diferentes jeitos de estar no mundo”, apontou Sônia Rampim, chefe do Núcleo de Educação Patrimonial do Iphan. 

A programação também contou com uma mostra audiovisual hispano-brasileira sobre o flamenco e o jongo, incluiu a degustação de comidas da dieta mediterrânica e da cozinha quilombola, na qual os jovens do Peropava apresentaram o escondidinho de banana verde, além de visitas a museus e um passeio pelo centro de São Paulo (SP).  

“Certamente foi uma vivência inesquecível para os jovens Quilombolas Davi, Natália, Juliana e Mirian e um prazer pra nós do poder público contribuir com essa participação, pois mais do que ter contato com uma ação capaz de ampliar o olhar desses jovens acerca da importância do Patrimônio Cultural, eles também se perceberam parte desse patrimônio e os reflexos disso na autoestima e na valorização da sua realidade são fundamentais para a manutenção das culturas locais”, afirmou o Secretário de Cultura de Registro, Carlos Alberto Pereira Júnior.

Fonte:

Deixe seu comentário