Portal da Cidade Registro

História

Patrimônio público e histórico de Registro ameaçado

Falta de conservação atinge obras do escultor e artista plástico Yutaka Toyota

Publicado em 28/11/2019 às 02:00
Atualizado em

Detalhe de escultura do artista Yutaka Toyota

A grande maioria das sete obras do escultor e artista plástico, Yutaka Toyota espalhados por locais públicos da cidade de Registro sofre com a falta de conservação.

o vereador Vander Lopes (PSC), por meio de requerimento está questionando a Prefeitura de Registro, se há algum projeto ou planejamento de reforma das esculturas. 

Os monumentos estão sofrendo com descaso, abandono, pichação e falta de manutenção. “Esses monumentos são testemunhos de um passado que deveriam ser preservados e cada vez mais valorizados pela sociedade, e principalmente pelos nossos governantes. No entanto, a realidade destas obras de arte ao ar livre é bem triste, as obras estão muito deterioradas, com vários pontos de ferrugem a mostra, colocando em risco a vida de muita gente”, argumenta.

O artista plástico e escultor, Yutaka Toyota também é pintor, desenhista, gravador e cenógrafo. Suas sete obras foram inauguradas em 2008 e patrocinadas, na época, pelo Banco Real.


Uma das obras sem manutenção

Todo material utilizado foi reaproveitado das antigas fábricas de chá e de beneficiamento de arroz. Essas obras, juntamente com o Obelisco (inaugurado no mesmo ano), são marcos do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, marcado em Registro pela vinda da Comitiva de Nakatsugawa para a comemoração.

Artista Plástico Yutaka Toyota

Fonte:

Deixe seu comentário