Portal da Cidade Registro

Cultura

Paula Lima na Fábrica de Cultura de Iguape em setembro

Fábrica de Cultura de Iguape recebe a cantora; shows fazem parte da celebração de 10 anos das Fábricas de Cultura sob gestão Poiesis

Publicado em 23/08/2022 às 15:54

Ao longo do mês, as unidades do programa irão explorar as vertentes do movimento hip hop nas artes e na música; shows fazem parte da celebração de 10 anos das Fábricas de Cultura sob gestão Poiesis Em setembro, as Fábricas de Cultura das zonas Norte e Sul d

a capital, da Região Metropolitana (Osasco e Diadema), e do Vale do Ribeira (Iguape) abrem as portas para o movimento hip hop com shows de cantores periféricos, bate-papos, dança, teatro e muito mais. Parte das ações integram o ciclo de eventos que celebra os 10 anos do Programa Fábricas de Cultura sob gestão da Poiesis. Confira os destaques:

A programação começa em Oz com a ação Grafitaço na Fábrica de Cultura 4.0 de Osasco no dia 3 de setembro, sábado, às 14h. O arte-educador, ativista cultural e artista urbano Dingos Del Barco convida 20 artistas de Osasco e região para um grafitaço em 10 paredes da unidade e em 10 telas que serão expostas ao longo do 2º semestre. Ainda no dia 3, mas às 16h, a Fábrica de Cultura Brasilândia recebe a dupla Tasha & Tracie, irmãs gêmeas da Zona Norte que vem se destacando na cena do rap nacional, para um show especial em que apresentarão os sucessos do álbum “Diretoria”.

No dia 4, domingo, às 13h, o rapper Coruja BC1 ocupa a Fábrica de Cultura 4.0 de Osasco com convidados, entre eles Dexter, Black Alien e mais surpresas. Ele apresentará as músicas que marcaram sua trajetória musical para celebrar a cultura da periferia. O show contará com interpretação em Libras.

O dia 10 de setembro será movimentado em diversas unidades das Fábricas de Cultura. Às 17h, a unidade Vila Nova Cachoeirinha recebe o rapper Crônica Mendes para um show performático que reúne clássicos e hits do seu trabalho mais recente, o álbum “Eleve-se”, lançado em 2020. Ainda na Zona Norte, a unidade Jaçanã realiza a partir das 18h a 40ª edição da Batalha do Jaçanã, que contará com a participação dos vencedores de outras edições e pockets de rap nos intervalos das batalhas.

E a programação do dia será finalizada na Fábrica de Cultura 4.0 de Iguape. A Confraria Pé no Palco irá apresentar às 19h o espetáculo Reza Rio que homenageia o Vale do Ribeira, resgatando e ressignificando a relação da cultura ribeirinha, caiçara, indígena e quilombola de forma a destacar a participação feminina. Mais tarde, às 21h, a música toma conta com o show da cantora Paula Lima que traz muito soul e samba para o palco da unidade.

O movimento hip hop segue em destaque na Fábrica de Cultura Capão Redondo. No dia 15, às 15h, o rapper e representante da cultura nordestina Manno G e a escritora e artística plástica Nilzangela unem rap e poesia no show “Quando eu Cheguei por aqui”, que resgata a chegada de ambos a cidade de São Paulo e os desafios que enfrentaram. A atividade terá interpretação em Libras. No dia 16, às 15h, a atividade Rap é o Encontro traz os Poetas Ambulantes, coletivo de poesia de São Paulo, para uma intervenção urbana com rap e literatura marginal.

Pelo canal no YouTube das Fábricas de Cultura será possível acompanhar o Festival Trilha das Ruas, que reunirá MC Lukako, MC Luciano e Guerra MC para falar sobre como encontram em suas rimas a motivação para enfrentar o dia a dia nas periferias de São Paulo. O vídeo estará disponível no dia 17 de setembro, às 15h.

O protagonismo feminino negro ganha espaço no palco da Fábrica de Cultura Jaçanã com um show da dupla Tasha & Tracie junto com as cantoras Torya, que mistura trap e R&B, e Tássia Reis, que traz ritmos musicais como trap, drill, vogue beat, house, disco, rock, samba e soul. O show será no dia 17, a partir das 17h, e contará com interpretação em Libras.

Na oficina de produção musical Batidas & Papos o produtor musical Mano Réu mostrará os elementos para construção e composição de instrumentais de diversos gêneros musicais, além do manuseio de equipamentos de produção, como baterias eletrônicas, samplers e sintetizadores. O encontro será na Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha no dia 21, às 14h. A oficina também será ministrada nas unidades Jaçanã e Jardim São Luís, nos dias 6 e 14, às 15h e 14h, respectivamente.

Em Diadema, o destaque é a Roda de Conversa com o ator e cantor Abner Akin, o pintor muralista Aran Vieira, o cantor Netão e o integrante do Teatro Arruaça Yago Lima, artistas que passaram pela história da Fábrica e deixaram sua marca. A conversa será no dia 22 de setembro, a partir das 19h30.

Quem quiser aprender passos da dança de breaking, um dos elementos da cultura hip-hop, terá a oportunidade na atividade prática Quebrada Viva Jam que será realizada no dia 23, às 14h, na Fábrica de Cultura Brasilândia. O encontro ainda promoverá uma Jam de danças urbanas com discotecagem de DJ entre os participantes. O hip hop continua na Fábrica de Cultura Jardim São Luís com o evento Da Ponte pra Cá, Nós Dança no dia 24, das 12h às 21h. Nesta edição, o evento trará uma Batalha de Breaking nos estilos Hip-Hop Dance e suas vertentes, como urban, krumpology, e hip-hop new school.

E a programação do mês dedicada ao aniversário de 10 anos do Programa Fábricas de Cultura sob a gestão da Poiesis será finalizada com um grande encontro na Fábrica de Cultura Diadema. No dia 25, a partir das 14h, a celebração começa com a Festa da Gangue, comandada pelo DJ Betão, que mistura em seus long’s set’s diversos estilos, do Reggae ao trap, chegando ao samba rock. No mesmo horário acontecerá a Feira Mulheres Visíveis, ação que visa dar visibilidade às mulheres empreendedoras locais.

O grupo de percussão Baque Água Santa sobe ao palco às 14h30 para animar a festa na unidade Diadema. Um pouco mais tarde, às 16h30, é a vez de Tássia Reis apresentar hits do seu álbum mais recente intitulado “PRÓSPERA D+”. As comemorações chegam ao fim com o samba rock da banda Clube do Balanço, que ainda contará com o professor Moskito para dar uma aula aberta do ritmo. Ao longo do dia ainda haverá brinquedos para as crianças, além de distribuição de pipoca, algodão doce e refrigerante.

Atualmente, as unidades recomendam o uso de máscaras nos espaços internos. O programa Fábricas de Cultura é da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis.

Serviço:

(Gratuito)

FÁBRICA DE CULTURA BRASILÂNDIA

Endereço: Avenida General Penha Brasil, 2508 | Telefone: (11) 3859-2300

SHOW TASHA & TRACE | COMEMORAÇÃO 10 ANOS FÁBRICAS DE CULTURA

Música

3/9 – Sábado – 16h

Atividade Livre.

Presencial na unidade.

QUEBRADA VIVA JAM

Dança

23/9 – Sexta-feira – 14h

Atividade Livre

Presencial na unidade.

FÁBRICA DE CULTURA CAPÃO REDONDO

Endereço: Rua Bacia de São Francisco, s/n | Telefone: (11) 5822-5240

RAP É O ENCONTRO

Música

16/9 – Sexta-feira – 15h

Atividade Livre

Presencial na unidade.

MANNO G PALESTRA & POESIA COM NILZANGELA | COM LIBRAS

Música

15/9 – Quinta-feira – 15h

Atividade Livre.

Presencial na unidade.

FÁBRICA DE CULTURA DIADEMA

Endereço: Rua Vereador Gustavo Sonnewend Netto, 135 - Centro - Diadema/SP | Telefone: (11) 4061-3180

RODA DE CONVERSA COM ABNER AKIN, ARAN VIEIRA, NETÃO E YAGO LIMA | ESQUENTA 10 ANOS FÁBRICAS DE CULTURA

Bate-papo

22/9 – Quinta-feira – 19h30

Atividade Livre

Presencial na unidade.

BAQUE ÁGUA SANTA, CLUBE DO BALANÇO, DJS FESTA DA GANGUE, FEIRA MULHERES VISÍVEIS, TÁSSIA REIS | COMEMORAÇÃO 10 ANOS DE FÁBRICAS DE CULTURA

Música

25/9 – Domingo – das 14h às 18h

Atividade Livre.

Presencial na unidade.

FÁBRICA DE CULTURA 4.0 DE IGUAPE

Praça Engenheiro Greenhalgh, 01, Centro Histórico – Iguape | Tel: (13) 3848-9300

ESPETÁCULO REZA O RIO - COM CONFRARIA PÉ NO PALCO | COMEMORAÇÃO 10 ANOS FÁBRICAS DE CULTURA

Teatro

10/9 – Sábado – 19h

Atividade Livre.

Presencial na unidade.

PAULA LIMA EM IGUAPE | COMEMORAÇÃO 10 ANOS FÁBRICAS DE CULTURA

Show

10/9 – Sábado – 21h

Atividade Livre.

Presencial na unidade.

FÁBRICA DE CULTURA JARDIM SÃO LUÍS

Endereço: Rua Antônio Ramos Rosa, 651 | Telefone: (11) 5510-5530

FESTIVAL TRILHA DAS RUAS: COM MC LUKAKO, MC LUCIANO E GUERRA MC

Hip-Hop

17/9 – Sábado – 15h

Atividade Livre.

Online | Youtube

DA PONTE PRA CÁ, NÓS DANÇA - BATALHA

Hip-Hop

24/9 – Sábado – 12h às 21h

Atividade Livre.

Presencial na unidade.

FÁBRICA DE CULTURA JAÇANÃ

Endereço: Entrada 1: Rua Raimundo Eduardo da Silva, 138 | Entrada 2: Rua Albuquerque de Almeida, 360 | Telefone: (11) 2249-8010

BATALHA DO JAÇANÃ

Hip-Hop

10/9 – Sábado – 18h

Atividade Livre.

Presencial na unidade.

SHOW COM TASHA & TRACIE, TORYA E TÁSSIA REIS - COM LIBRAS | COMEMORAÇÃO 10 ANOS FÁBRICAS DE CULTURA

17/9 – Sábado – 17h

indicado para maiores de 12 anos

Presencial na unidade.

FÁBRICA DE CULTURA 4.0 DE OSASCO

Rua Santa Rita, s/nº - Jardim Rochdale – Osasco | Tel: (11) 3689-7600

GRAFITAÇO NA FÁBRICA DE CULTURA 4.0 OSASCO | COMEMORAÇÃO FÁBRICA DE CULTURA 10 ANOS

Grafite

3/9 – Sábado – 14h

Atividade Livre

Presencial na unidade.

CORUJA BC1 CONVIDA - COM LIBRAS | COMEMORAÇÃO FÁBRICA DE CULTURA 10 ANOS

Música.

4/9 – Domingo – 13h

Atividade Livre

Presencial na unidade.

FÁBRICA DE CULTURA VILA NOVA CACHOEIRINHA

Endereço: Rua Franklin do Amaral, 1575 | Telefone: (11) 2233-9270

CRÔNICA MENDES: DIRETAMENTE DO CASTELO DE MADEIRA

Hip-Hop

10/9 – Sábado – 17h

Atividade Livre

Presencial na unidade.

BATIDAS & PAPOS - WORKSHOP DE PRODUÇÃO MUSICAL COM MANO RÉU [ESTÚDIOS]

Música

21/9 – Quarta-feira – 14h

Atividade Livre.

Presencial na unidade.

------

Funcionamento das unidades:

De terça a sexta, das 9h às 19h.

Unidades Jardim São Luís, Vila Nova Cachoeirinha e Jaçanã: Finais de semana e feriados, das 12h às 17h.*

Unidades Brasilândia, Capão Redondo e Diadema: Aos sábados das 9h às 17h.*

Unidade 4.0 de Osasco: de terça a sexta das 9h às 18h.

Unidade 4.0 de Iguape: de terça a sextas das 9h às 21h, e aos sábados das 9h às 17h.

Fonte:

Deixe seu comentário