Portal da Cidade Registro

Cultura

Plataforma de streaming cultural gratuita do País foca na produção original

A expectativa é que a primeira produção exclusiva do ano entre no streaming já em janeiro com a exibição do filme “Outras Vanguardas”

Publicado em 02/01/2023 às 12:19

Cinema, peças de teatro, shows, musicais, entrevistas, infantis e produções exclusivas. Com um acervo disponível que ultrapassa os cinco mil conteúdos, a #CulturaEmCasa, a maior plataforma de streaming cultural gratuita do país, tem uma meta ousada para 2023. O objetivo é lançar dez produções originais.

A expectativa é que a primeira produção exclusiva do ano entre no streaming já em janeiro com a exibição do filme “Outras Vanguardas”, inspirada na série de mesmo nome e que aborda movimentos vanguardistas de São Paulo surgidos desde a Semana de Arte Moderna de 1922. Além do filme, estão previstas ainda as séries “Mestres” e “Museu do Ipiranga: Bicentenário da República”.

Em março, em celebração ao mês da mulher, a plataforma traz o tema feminino a partir do filme “Mulheres do Bixiga”, além de disponibilizar o documentário “Amilton Godoy 80 anos”, que vai abordar a vida e carreira do pianista.

Outro destaque é para os shows “Originais #CulturaEmCasa”, com temas como carnaval, semana da cultura nordestina, consciência negra e dia das mães, que entrarão em cartaz ao longo do ano.

Desde que foi lançada pelo governo de São Paulo, em abril de 2020, a #CulturaEmCasa estreou cerca de 30 conteúdos exclusivos e se especializou na filmagem de peças de teatro e shows que combinam dois artistas e misturam seus repertórios, como aconteceu com Juliana Linhares e Almério; Larissa Luz e Jonathan Ferr; Paulinho Moska e Renato Luciano, Alice Caymmi e Urias, entre outros, que são gravados na sala digital do Teatro Sérgio Cardoso.

“A Sala Digital do Teatro Sérgio Cardoso nos trouxe uma possibilidade única, de encontrar uma forma que aproximasse a experiência presencial da virtual”, afirma Danielle Nigromonte, diretora-geral da Amigos da Arte, gestora da plataforma. Diversas produções foram filmadas pela Sala Digital desde o seu lançamento, em outubro deste ano. Produções como Sísifo com Gregório Duvivier, Auê da Cia Barca dos Corações Partidos, e Ay Carmela com direção de Lavínia Pannunzio foram alguns dos espetáculos teatrais gravados para irem ao ar na plataforma #CulturaEmCasa.

Para quem não conhece, a #CulturaEmCasa tem números superlativos. Em pouco mais de dois anos desde o lançamento, a plataforma já foi acessada 7,7 milhões de vezes. São cerca de 3,6 milhões de usuários de 5,5 mil cidades. “Temos muito orgulho dos lugares que alcançamos, temos consciência da importância social que temos, e da importância do digital na formação cultural atual, por isso queremos alcançar um público cada vez maior”, diz a coordenadora de Difusão Digital da Amigos da Arte, Nina Dutra. Com os olhos voltados para a diversidade, no começo de 2022, a plataforma, que já possuía ícones de acessibilidade, inaugurou uma categoria exclusivamente dedicada aos conteúdos acessíveis.

O acervo da #CulturaEmCasa sozinho é maior que as principais plataformas culturais gratuitas, incluindo o SPCine e o Itaú Cultural.

“Entendemos a importância cultural e de memória que tem esse acervo completo e grandioso que colocamos à disposição, com curadoria sempre muito criteriosa, mas entramos numa nova fase de entender que a alma da plataforma está no que só ela pode oferecer para a nossa plateia, e isso tem dado grandes resultados.”, afirma Nina.

De acordo com pesquisa realizada pela Databox, a pedido da Amigos da Arte, a plataforma #CulturaEmCasa tem uma plateia fiel. Cerca de 35% dos usuários voltam à plataforma, uma percentagem maior que os 25% de média registrada de visitantes que retornam a um site. Outros destaques são a frequência e o tempo de retorno, considerados curtos. A grande maioria, 67%, de acordo com a pesquisa, não leva mais que um dia para retornar e visualizam por volta de dois a três conteúdos diários.

Com a vinda dos originais e as parcerias fechadas em 2022 com empresas, como Apple, Now, Arte 1, Music Box Brasil e Itaú Cultural Play, a plataforma aposta que vai conseguir ser mais reconhecida ainda pelo público, além de ampliar os acessos e trazer novas plateias.

Disponível na GoogleStore e AppleStore gratuitamente.

#CulturaEmCasa

A plataforma de streaming e vídeo por demanda #CulturaEmCasa tem a missão de ampliar o acesso da população a conteúdos culturais de qualidade, 100% gratuitos e difundir a intensa produção cultural do Estado de São Paulo, seus equipamentos e municípios. Em dois anos, a #CulturaEmCasa atingiu 4,4 mil cidades do Brasil e 166 países. A plataforma foi responsável pelo emprego direto e indireto de mais de 21 mil profissionais do setor, entre artistas, produtores e técnicos.

A ferramenta reúne também conteúdos do Teatro Sérgio Cardoso, do Teatro Estadual de Araras, além de diversos programas de difusão cultural como o Festival de Circo Online de São Paulo, o #CircuitoSP Online, a #ViradaSP Online, e o #SPGastronomia. Integram ainda a programação da plataforma, diversas iniciativas das instituições da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, entre as quais a Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo), a Jazz Sinfônica, a Pinacoteca, a São Paulo Companhia de Dança, o Conservatório de Tatuí, o Projeto Guri, Fábricas de Cultura, TV Cultura, Bibliotecas, e os Museus da Imagem e do Som, MIS Experience, do Futebol, Índia Vanuíre, Casa de Portinari, Felícia Leirner/ Auditório Claudio Santoro, além dos museus casa-literários, Casa das

Rosas, Casa Mário de Andrade e Casa Guilherme de Almeida.

Plataforma #CulturaEmCasa

www.culturaemcasa.com.br

Redes Sociais:

https://www.facebook.com/culturaemcasasp/

https://www.instragram.com/culturaemcasasp/

https://twitter.com/culturaemcasasp


Fonte:

Deixe seu comentário